Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Festa das Paneleiras

Thales Waichert

Público presente no show do sambista Arlindo Cruz na 17ª Festa das Paneleiras

A fim de resgatar a história da panela de barro, uma das maiores expressões da cultura popular de Vitória e do Espírito Santo, a capital sedia, no segundo semestre do ano, desde 1992, a Festa das Paneleiras. Toda a programação tem entrada franca. São shows nacionais e locais, apresentações de bandas de congo, barracas com comidas típicas e venda de panelas de barro.

Os visitantes também podem conhecer todo o processo de fabricação do utensílio, desde a retirada  dos resíduos do barro até o acabamento final, e degustar os principais pratos típicos - a moqueca e a torta capixaba.

O evento é realizado em Goiabeiras, bairro onde são fabricadas as autênticas panelas de barro. Do manguezal que margeia a região é retirada a casca que permite extrair a tintura do tanino  com a qual são açoitadas as panelas ainda quentes, deixando-as pretas e impermeabilizadas.

Nos últimos séculos esse trabalho sempre garantiu a sobrevivência econômica de famílias. As artesãs estão vinculadas à Associação das Paneleiras. A maioria delas trabalha em um galpão em Goiabeiras. O galpão tem 32 cabines, todas com bancada, armário e prateleiras individuais. No segundo piso, existe uma área que permite aos visitantes visualizarem todo o trabalho nas cabines e ainda proporciona uma visão incrível para o mangue.

Por tradição as autênticas Moqueca e Torta Capixaba, dois pratos típicos regionais, devem ser servidos nas panelas de barro,

Veja a receita da autêntica Moqueca Capixaba

Veja a receita da Torta Capixaba

Última atualização em 27/12/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica