Publicada em 12/01/2018, às 16h03

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Rodovia Serafim Derenzi recebe mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti


André Sobral
Ação Combate a Dengue
Equipe da Semus fez mobilização na rodovia Serafim Derenzi para orientar as pessoas sobre a prevenção ao Aedes aegypti
André Sobral
Ação Combate a Dengue
Agentes usaram bandeiras e faixas para alertar a população sobre o combate ao mosquito

Uma equipe de agentes de combate a endemias percorreu a rodovia Serafim Derenzi, na manhã desta sexta-feira (12), para orientar moradores e motoristas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, zika e chikungunya. Nas abordagens, as pessoas foram conscientizadas sobre a importância de realizar o check list semanal e verificar caixas d’agua, ralos, pratinhos de plantas, pneus e outros pontos que possam acumular água.

A mobilização foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através das unidades de saúde de Resistência, Ilha das Caieiras e Santo André. A ação intersetorial mostrou a importância de as pessoas estarem juntas nessa causa, criando o hábito de, ao menos uma vez por semana, verificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas residências.

"Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa", afirmou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Tratamento e cuidados

A aposentada e moradora do bairro São Pedro I Maria Madalena da Costa disse estar sempre atenta. "Eu já tive dengue. Faço a minha parte e cuido do meu quintal, mas, infelizmente, alguns vizinhos não têm esse costume".

CVSA

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV)

A Prefeitura ainda realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Próxima ação

No próximo dia 19, o Coger Continental irá realizar a mobilização de combate ao mosquito no módulo do SOE de Jardim da Penha, na praia de Camburi, das 8 às 12 horas, com panfletagem, bandeiraço e distribuição de folhetos.

André Sobral
Ação Combate a Dengue
Moradora Maria Madalena da Costa disse que faz a sua parte e cuida devidamente do seu quintal
André Sobral
Ação Combate a Dengue
Motoristas que passavam pela via também foram abordados pelos agentes
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)