Publicada em 20/09/2017, às 07h00 | Atualizada em 25/09/2017, às 12h48

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Unidades de saúde oferecem variadas atividades para pessoas da terceira idade


Divulgação Semus
Grupo de idosos da unidade de saúde de Maruípe
Unidade de Saúde (US) de Maruípe conta com o Grupo de Idosos "Mente Ativa"
Divulgação Semus
Grupo de idosos da unidade de saúde de Maruípe
Encontros em Maruípe contemplam dinâmicas de grupo e atividades lúdicas

Vitória conta atualmente com cerca de 42,8 mil pessoas idosas, o que representa 12% da população geral, acima da média nacional. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece várias atividades voltadas para esse público em várias unidades de saúde.

O objetivo é promover ações voltadas para o envelhecimento ativo e saudável, oportunizando aos idosos ficar independentes pelo maior período de tempo possível.

Segundo a chefe de equipe da área técnica de Atenção à Saúde do Idoso, Sandra Bissoli, as atividades são realizadas de forma coletiva e são destinadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. "As atividades são muito importantes, juntamente com as ações de caráter individual, como consultas e visitas, pois oferecem atenção integral à saúde da população idosa de Vitória".

Grupos de Idosos

US de Maruípe

Há quatro anos, a Unidade de Saúde (US) de Maruípe conta com o Grupo de Idosos "Mente Ativa", que tem como objetivo ampliar e qualificar a atenção à saúde do idoso. Com uma equipe composta por farmacêutica, assistente social, agentes comunitários de saúde e psicólogas, o grupo desenvolve atividades de convivência e socialização.

A US de Maruípe atende os bairros Maruípe, Santos Dumont, Santa Cecília e Bairro de Lourdes, possuindo, hoje, uma população cadastrada de 2.045 idosos. 

O grupo se reúne quinzenalmente, às sextas-feiras, das 8 às 10 horas, com dinâmicas, atividades lúdicas que estimulam a cognição (bingos), confecção de trabalhos manuais e palavras cruzadas. Contatos: 3382-6743 e 3224-2107.

Arquivo PMV
Adultos fazendo ginástica no Parque Moscoso
Polo da Academia da Saúde do Parque Moscoso promove atividades voltadas para os idosos
Arquivo PMV
Relaxamento após aula de ginástica no Parque Moscoso
Práticas Integrativas e Complementares ajudam os idosos a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar

UBS Resistência

Em março de 2014, iniciou acompanhamento da pessoa idosa na modalidade de grupo, com o objetivo de oportunizar um espaço de escuta e compartilhar vivências do cotidiano familiar e comunitário.

São utilizados como referencial no planejamento dos encontros o Manual de Saúde da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa.

O grupo é coordenado por assistente social e enfermeira, que oportunizam a participação de outros profissionais da UBS a partir da temática proposta para os encontros, que acontecem na última segunda-feira do mês, às 14 horas. Contatos: 3223-4851 / 3382-6763.

UBS São Cristóvão

A unidade realiza a "Oficina de Talentos", que é destinada a adultos e idosos. Trata-se de um espaço destinado às pessoas que fazem acompanhamento nas diferentes áreas profissionais e em algum momento manifestaram o desejo de integrar-se ao convívio social e que não conseguiram, seja por falta de vontade ou de oportunidade.

Algumas delas relatam ociosidade, solidão, abandono familiar, entre outras situações, o que muitas vezes pode mascarar um mal silencioso como a depressão.

A equipe multiprofissional conta com assistente social e psicóloga e terá também fonoaudióloga e enfermeira. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, das 9h30 às 11 horas. Contatos: 3345-8965 / 3345-8422.

UBS Itararé

A unidade realiza o Grupo "Vida Longa". O objetivo é dar maior qualidade de vida e garantir bem-estar e manutenção da autonomia de pessoas acima de 60 anos de idade. São utilizadas técnicas e estratégias específicas para tentar evitar quedas e fraturas.

Também são aplicados testes para avaliação da funcionalidade. Os encontros acontecem às terças e quintas, na parte da manhã. Contatos: 3381-6905 / 3381-6901.

UBS Santa Luiza

São realizadas atividades com diferentes ciclos de vida. Existem os grupos de mosaico e de artesanato e a oficina terapêutica, além de alongamento. Também há grupos de diabéticos e apoio ao tabagista. Contatos: 3135-3001 / 3135-3005.

UBS Vitória

São desenvolvidas atividades em Práticas Integrativas e Complementares (PIC's): do in, Gira Vida, treinamento perfumado (xiang gong) e dança circular. Os encontros acontecem às segundas-feiras, às 8 horas e às 8h30), na própria unidade, e às quartas e sextas, às 7h45 e às 8 horas, no Parque Moscoso. Contatos: 3132-2118/3132-5103.

Polo da Academia da Saúde do Parque Moscoso (vinculado à UBS Vitória)

As atividades são abertas ao público em geral, mas têm a predominância de idosos. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento e ginástica localizada, de segunda a sexta, às 7 horas; yoga, às quintas, às 8 horas; e circuito na areia, às segundas e quartas, às 6h30.

Polo Academia da Saúde Camburi II (vinculado à UBS Jardim Camburi)

São oferecidas aulas práticas corporais coletivas de alongamento, às terças e quintas, e ginástica localizada, às segundas, quartas e sextas, às 6h30 e às 7h30. Contatos: 3138-8130 / 3138-8131.

UBS Praia do Suá

Às terças, quintas e sextas, das 7 às 8 horas, existe o grupo de exercícios destinado à população em geral, mas com predominância de pessoas com idade acima de 60 anos. Contatos: 3382-6512 / 3382-6514

UBS Jesus de Nazareth

Conta com o grupo de ginástica e alongamento, de segunda a sexta, na parte da manhã. Contatos: 3382-6741 / 3382-6740.

Crai

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) é um serviço especializado que oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoas idosas com idade acima de 60 anos. São atendidos moradores de Vitória com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, como parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras. O Crai oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes da Atenção Básica.

SOE Ilha de Monte Belo

As atividades são abertas ao público em geral, mas têm a predominância de idosos. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento, ginástica localizada, caminhada orientada e circuito, de segunda a sexta, às 7 horas.

UBS Ilha de Santa Maria

Aulas específicas para idosos com hipertensão, diabetes, obesidade ou alguma patologia osteo-articular. As atividades são realizadas após avaliação física. No turno matutino, são realizadas aulas de alongamento, ginástica localizada, caminhada orientada e circuito, às quintas, às 10h30.

Asilo de Idosos

Aula específica para idosos do SOE Ilha de Monte Belo dentro do asilo com os idosos internos. 

Matéria relacionada

Unidade de Saúde de Conquista cria grupo para idosos saírem da rotina

Arquivo PMV
CRAI - Centro de Referência ao Atendimento ao Idoso
Crai atende idosos de Vitória com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional
Wilbert Suave
SOE Praia de Camburi
Polo Academia da Saúde Camburi II oferece aulas de alongamento e ginástica para os idosos
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)