Endereço Cidadão organiza números e nomes de ruas

Carlos Antolini
Placa de indicação de logradouro

O projeto Endereço Cidadão visa à organização e à oficialização da numeração dos imóveis do município e do nome dos logradouros públicos (rua, avenida, praça, escadaria, becos etc) com a instalação de placas identificativas.

Após a implantação do projeto, os moradores ganham cidadania com um endereço único, passando a ter um serviço confiável de recebimento de correspondências, de encomendas, entre outros. Além disso, a Prefeitura passa a ter uma base cartográfica atualizada.

Para chegar a esse resultado, o projeto atravessa algumas fases. Primeiramente, é feito o levantamento de campo, quando são identificados os logradouros não oficiais.

Com os dados coletados, são preparadas as minutas de projetos de lei, que são encaminhadas à Câmara Municipal de Vereadores, que detém a prerrogativa de nomear oficialmente os logradouros públicos. Feito isso, é possível efetuar a identificação, de fato, dos logradouros com placas de denominação e, dos imóveis, com placas de numeração.

É possível fazer uma busca on-line de endereços da cidade, usando a ferramenta Busca Endereço de Vitória

O Endereço Cidadão começou a ser implantado na cidade em 1997. Na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) o setor responsável pelo projeto é a Gerência de Informações Urbanas.

Mais informações sobre o projeto

Gerência de Informações Urbanas - Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac)
Rua Vitório Nunes da Motta, 220, Enseada do Suá - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)