Serviço de abordagem para população de rua
A Prefeitura Municipal de Vitória, através do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), realiza diariamente o monitoramento da cidade. São realizadas abordagens sociais, orientações e encaminhamentos às pessoas em situação de rua para rede de serviços, conforme demanda apresentada e aceitação dos mesmos às intervenções propostas.
Os principais encaminhamentos são para alimentação, higienização, atendimento psicossocial, documentação, espaços de capacitação e avaliação pra concessão de benefício passagem (quando migrante). O trabalho é realizado diariamente de domingo a domingo, nos três turnos (manhã, tarde e noite). A equipe é composta por assistente social, psicólogo e educadores.
A população em situação de rua é um grupo heterogêneo, mas que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares rompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Procuram os logradouros públicos (ruas, praças, jardins, canteiros, marquises e embaixo de viadutos como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente, podendo utilizar albergues para pernoitar e abrigos.
Violações atendidas
- trabalho infantil;
- exploração sexual;
- situação de rua,
- outros.
Público atendido
- criança;
- adolescente;
- jovens;
- adultos;
- idosos;
- famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
Como Acionar o SEAS
Por meio do telefone 156 (custo de uma ligação local)
Funcionamento
- de segunda a sexta-feira - das 08 às 00 horas;
- sábados, domingos e feriados - das 08 às 23 horas.
Última atualização pela SEMAS em 11/07/2024, às 14h42