Museus


A arte, a cultura e a memória capixabas estão ao alcance de todos em museus instalados em diversas regiões da cidade. Entre eles estão o Museu do Pescador, voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal; o Museu Capixaba do Negro, um centro estadual de referência à cultura negra; e a Casa Porto das Artes Plásticas, que promove exposições de artistas locais e nacionais.

Casa Porto das Artes Plásticas

Yuri Barichivich
Casa Porto

A Casa Porto das Artes Plásticas, instalada em um prédio histórico de 1903, é um local para exposições de artistas locais e nacionais. Além de incentivar o trabalho dos artistas, a Casa Porto estimula a apreciação das obras pelo público e contribui para a maior compreensão acerca da arte visual.

Em abril de 2014, depois de cinco anos fechado para reformas, o espaço foi reaberto, ampliado e restaurado, com programação de oficinas e a mostra retrospectiva "Dos Salões à Bienal do Mar", um recorte histórico com trabalhos vencedores dos Salões e Bienais do Mar, que mostram a importância tanto do espaço quanto da produção artística local para a arte nacional.

O espaço, sediado às portas do Centro histórico da capital, abre também uma oportunidade para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre a história de Vitória, do Espírito Santo e do Brasil. A primeira exposição de artes plásticas foi realizada no local em 1999, ano em que o prédio passou a funcionar como espaço cultural, e homenageou os 448 anos de Vitória. "Visão da minha Vitória às Vésperas do Novo Milênio" reuniu obras inéditas de artistas plásticos capixabas e teve como referência um texto homônimo do historiador Renato Pacheco sobre a trajetória histórica da cidade.

No ano seguinte, outra exposição buscou resgatar e preservar a memória cultural do país. "Cabral: o Viajante do Rei" fazia parte do projeto "Memória - Brasil 500 anos", financiado e organizado pelas fundações Banco do Brasil e Odebrecht. A mostra contou com um espaço dedicado as medalhas da série "Descobrimento", cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil.

Fotografia, gravura, desenho, pintura, escultura: várias são as técnicas apreciadas nas exposições da Casa Porto, espaço que contribui para a revelação de novos talentos.

Onde fica

Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro (antiga sede da Capitania dos Portos) - Ver no mapa

Última atualização em 19/07/2019, às 17h47

Museu Capixaba do Negro - MUCANE

André Sobral
Fachada do MUCANE - Museu Capixaba do Negro

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) é um espaço de convergência de diversos serviços destinados à população. O edifício original foi totalmente restaurado e modernizado. Está equipado com auditório, biblioteca, área de eventos, museu e mezaninos. Entre os objetivos da revitalização está o de propiciar meios para o desenvolvimento de ações educativas que promovam a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-arquitetõnico da capital capixaba. O Museu também é um centro de referência à cultura negra.







Onde fica

Avenida República, 121, Centro Histórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Funcionamento: de terça a sexta, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 99873-4596

Última atualização em 04/05/2022, às 15h18

Museu de Arte do Espírito Santo - MAES

Samira Gasparini
Exposição Triunfos do carnaval no Mae
Kadidja Fernandes
Maes

Construído nos anos de 1924 e 1925 é o primeiro de uma série de prédios públicos construídos por Florentino Avidos para dotar o Estado de infraestrutura e apresentar a população à nova arquitetura para a cidade. Implantado em terreno de esquina, apresenta um estilo eclético de arquitetura. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983, abrigou serviços públicos e, em 1998, foi inaugurado como Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo.

Possui área com cinco salas e hall, além de auditório para 40 pessoas. Oferece exposições de arte e ações educativas como palestras, oficinas, cursos e seminários nas áreas de Artes, Patrimônio e Museologia. O local abriga ainda um acervo e uma biblioteca.

Acesso ao espaço durante as exposições ou para consultas na Biblioteca. Atualmente fechado para obras pelo Governo do Estado.

Onde fica

Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro Hitórico, Vitória - ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3132-8393
Horário de visitação:
De terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas

Última atualização em 19/07/2019, às 17h42

Museu do Pescador

Elizabeth Nader
Exposição Fotografica Caieiras Ilha de Luz e Cores no Museu do Pescador na Ilha das Caieiras

O Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lyrio é uma antiga reivindicação da comunidade e se constitui como um museu comunitário. Sua sede é uma antiga casa de secos e molhados, construído na década de 1930.

Fica localizado num celeiro de manifestações culturais, em uma posição central da Região de São Pedro. Desde o final do século XIX, o bairro constituía um ponto de parada de rotas comerciais vindas do interior do Estado através da navegação fluvial realizada no rio de Santa Maria.

Onde fica

Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, Vitória – ES - Ver no mapa
De terça a sexta, das 12 às 17h; sábados e domingos, das 12 às 16h
Telefone (27) 3323-9993

Última atualização em 11/02/2019, às 16h22

Museu Solar Monjardim

Carlos Antolini
Museu Solar Monjardim
Erlon Boechat
Museu solar Monjardim

Único museu federal do Espírito Santo. Possui um grande acervo que inclui os mais diversos tipos de objetos como peças de arte sacra, mobiliário, documentos, fotografias, cristais e porcelanas. O Solar Monjardim está atualmente estruturado como um museu-casa, revelando aspectos da vida cotidiana de uma família abastada do século XIX.

O museu se localiza no casarão que constituía a antiga sede da fazenda Jucutuquara, cuja construção teve início na década de 1780. Este foi o primeiro edifício tombado em nível nacional no Espírito Santo, em 1940, por ser uma referência expressiva da arquitetura rural colonial brasileira, tendo suas características muito bem conservadas.

Onde fica

Avenida Paulino Müller, Jucutuquara - Vitória - ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3223-6609

Última atualização em 19/07/2019, às 17h46

Memorial da Paz - Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira

Carlos Antolini
Memorial da paz na Praça do Papa

O Memorial da Paz - Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira, é um espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Está localizado na Praça da Papa, na Enseada do Suá, um ponto privilegiado da cidade, com vista para o mar e o Convento da Penha. Desde que foi inaugurado, em 30 de maio de 2008, o Memorial vem sediando atividades culturais, principalmente, exposições de artes plásticas e de fotografias dedicadas à valorização da cultura da paz nas suas diferentes formas de manifestações.

Construído como um marco da visita do Papa João Paulo II a Vitória, em 1991, o Memorial da Paz, está localizado junto aos monumentos Painel da Paz, obra construída em granito e aço inox em que a palavra "Paz" está escrita em diversos idiomas, e a Cruz Reverente, obra do escultor grego Ioannis Zavoudakis.

Desde de 2017, o espaço tem sua gestão compartilhada com o Instituto Baleia Jubarte. O acordo de cooperação tem o objetivo de restaurar a galeria de arte do local, além de agregar ações de proteção ao meio ambiente marinho, sua biodiversidade e habitat no município de Vitória

Onde fica

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Praça do Papa - Enseada do Suá Ver no mapa
Telefone: 3132-8372

Última atualização em 27/05/2019, às 13h34


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)