Visitar Centro Histórico


O Visitar é um conjunto de ações integradas voltadas ao fomento do turismo histórico-cultural da nossa capital, pois o programa faz parte da política de requalificação do Centro Histórico de Vitória.

Visitar Centro Histórico

Arquivo PMV
Visitar Centro Histórico

Realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória - CDTIV, o Visitar Centro Histórico desenvolve o importante papel de promoção do turismo na Capital.

Pensado para atender o munícipe e também os turistas que passam por aqui, o Visitar Centro Histórico possui uma infraestrutura composta por placas de sinalização turística interpretativas, mapa do Centro Histórico em material bilíngue e atendimento turístico realizado por monitores que estudam o curso de turismo ou guia de turismo.

Atualmente, o Visitar disponibiliza gratuitamente monitores capacitados em sete monumentos históricos do Centro Histórico de Vitória, sendo eles:

  • Catedral Metropolitana de Vitória;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário;
  • Igreja do Carmo;

O Visitar atua também em outras frentes de trabalho com o envolvimento das comunidades, difusão cultural, pesquisa e resgate da história.

Horários de funcionamento:

  • Quarta  a sexta - de 13  às 17 horas;
  • Sábado e domingo - de 9 às 13 horas.

Agendamento para grupos: de 12 às 19 horas, por e-mail ou telefone. O serviço é gratuito.

Tel: (27) 99634-0234. E-mail: turismo@cdtiv.com.br

Última atualização em 23/01/2023, às 16h53

Catedral Metropolitana de Vitória

Arquivo PMV/Secom
Catedral - Centro de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta, o mesmo que projetou o Parque Moscoso, e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.

Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Samira Gasparini
Missa na Catedral Metropolitana de Vitória

Com a criação da Diocese do Espírito Santo (1895) e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Posteriormente, deteriorada e considerada pequena demais para comportar o crescente número de fiéis, foi demolida com o intuito de ser substituída por uma igreja maior, de acordo com o desejo de modernizar a capital do estado.

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes.

Visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas.

Onde fica

Praça Dom Luiz Scortegagna - Centro - Ver no mapa
Telefone: (27) 3223-0590

Última atualização em 14/03/2019, às 17h55

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Carlos Antolini
Igreja Nossa Senhora do Rosário - Projeto Visitar
Arquivo Secom
Projeto Visitar Igreja do Rosário

Iniciada em 1765, sua estrutura foi erguida em dois anos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A igreja é afastada do núcleo original da povoação de Vitória e a entrada principal é acessada por uma extensa escadaria, na época voltada para o mar. Um cemitério foi construído ao lado da Igreja, garantindo um enterro para os irmãos negros, já que os cemitérios públicos não os aceitavam, fossem alforriados ou escravos.

Em 1833, a imagem de São Benedito foi roubada do Convento de São Francisco e levada para a Igreja do Rosário. Este fato deu início as famosas disputas entre Peroás e Caramurus, como eram denominados os membros das irmandades.

Tombada como patrimônio histórico nacional, a igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco, além do cemitério e dos ossários em seus corredores.

Ao lado, foi construída a "Casa de Leilão", que tinha o nobre exercício de arrecadar verbas para comprar a alforria de escravos.

Visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas (serviço atualmente suspenso por obras de manutenção).

Onde fica

Rua do Rosário, Cidade Alta - Centro - Ver no mapa
Telefone: (27) 3235-7444

Última atualização em 19/07/2019, às 17h26

Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo

Arquivo SECOM/PMV
Igreja do Carmo
Arquivo SECOM/PMV
Fachada Igreja do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas. O conjunto era formado pelo convento propriamente dito, pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira. Todos possuíam estilo colonial, com linhas barrocas.

Em 1872, o edifício foi assumido pelo governo provincial que o utilizou em várias funções, inclusive a de quartel militar. Entre 1910 e 1913 passou por reformas ganhando mais um andar, enquanto a igreja recebia uma roupagem eclética, a influência do estilo gótico. A capela que ficava ao lado da igreja foi demolida em 1930. Em 1984 sua fachada foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. A Igreja dispões de imagens em seus altares e quadros da Via-Crucis.

Visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas.

Onde fica

Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Centro - Ver no mapa
Telefone: (27) 3223-0158

Última atualização em 14/03/2019, às 17h49


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)