Plano de Cultura prevê ações para o setor nos próximos 10 anos

Elizabeth Nader
Banda de Congo Amores da Lua - Puxada do mastro de São Benedito _2010

Vitória foi a primeira cidade do Espírito Santo a concluir seu Plano Municipal de Cultura, um documento que registra as propostas de ações culturais da capital para 10 anos. As propostas serão desenvolvidas como Políticas de Estado. O documento foi enviado à Câmara dos Vereadores em março de 2014, para ser apreciado e votado pelo Legislativo municipal.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura teve a participação democrática de toda a sociedade capixaba, com representantes de diversas áreas culturais, ouvindo os anseios da comunidade, principalmente por meio do Conselho Municipal de Política Cultural.

Histórico

Em 31 de dezembro de 2010, a cidade assinou o Acordo de Cooperação Federativa com o Ministério da Cultura (MinC), cujo objetivo era estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura (PMC).

O documento está em consonância com a Lei Federal 12.343/2010, que criou o Plano Nacional de Cultura (PNC). Os Planos Regionais foram elaborados com apoio do Ministério da Cultura em 20 capitais e cidades de Regiões Metropolitanas e também em 17 Estados.

Em Vitória e em outras 19 capitais e cidades de Regiões Metropolitanas do Brasil, o Plano contou com a consultoria da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de convênio com o MinC. O termo de compromisso e assistência técnica com a UFBA estabeleceu as condições e deu consultoria sobre o desenvolvimento do PMC no município.

Para que serve um Plano Municipal de Cultura

Com a aprovação do Plano Municipal de Cultura, as ações culturais da cidade para os próximos 10 anos serão desenvolvidas como Políticas de Estado.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)