Monumentos


Ponte Carlos Lindenberg (Ponte da Passagem)

Elizabeth Nader
Ponte da Passagem - Vista Lateral

Inaugurada em 2009 e desenhada pelo engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer, é capaz de aliar o design moderno e arrojado com a melhoria do trânsito com destino a parte continental de Vitória e município da Serra. Ela é considerada um cartão postal da capital e verdadeiro marco do desenvolvimento da cidade.

Ao lado da ponte se encontra a Passarela Maurício de Oliveira. O espaço que é destinado para pedestres e ciclistas atravessarem o Canal de Camburi, tem um designer inovador e foi pensada arquitetonicamente para compor a paisagem do canal, em sintonia com a ponte.

O equilíbrio entre as paisagens natural e urbana encanta pedestres e ciclistas que fazem a travessia segura no Canal de Camburi. Enquanto elemento de ligação e de comunicação, o complexo ponte-passarela se tornou escultura urbana que ultrapassa a funcionalidade básica de proporcionar a mobilidade.

Onde fica

Avenidas Fernando Ferrari e Nossa Senhora da Penha, ligando a ilha de Vitória à parte continental - Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 17h50

Estátua Maurício de Oliveira

Fernanda Brescia
Estátua Maurício de Oliveira
Carlos Antolini
Maurício de Oliveira Setembro 2002

A estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira, inaugurada em maio de 2016, foi construída em parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Instituto Sincades.

A partir de edital de chamamento público, o artista Fernando Poletti foi o escolhido para a execução da obra. A estátua, em tamanho natural, representa o artista sentado em um banco na companhia do seu inseparável violão.

O objetivo da obra, além de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da cultura capixaba é criar a interação entre munícipes e turistas com a obra.

Onde fica

Calçadão da Praia de Camburi - Ver no mapa

Última atualização em 27/05/2019, às 13h17

Vitória 360 Graus

André Sobral
Vitória 360

Inaugurada em setembro de 2017, a escultura anamórfica "Vitória 360 Graus" forma o nome "Vitória" e integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico.

Criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho, o monumento possui quatro metros de profundidade, cerca de 2,5 m de altura e 12 m de comprimento. O designer explicou que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade.

O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta é que ele sempre esteja em transformação por períodos, com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, sejam elas realizadas por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

Onde fica

Enseada do Suá, próximo ao monumento ao Imigrante Italiano - Ver no mapa

Última atualização em 27/05/2019, às 13h19

Monumento ao Índio Araribóia

André Sobral
Estátua do Índio Araribóia

Inaugurado em 1959, a estátua de bronze, de autoria de Carlo Crepaz é a figura de um índio guerreiro em tamanho natural assentada sobre uma pedra, apontando seu arco e flecha para a baía de Vitória.

Onde fica

Nas dependências do Clube de Regatas Saldanha da Gama, antigo Forte São João - Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 16h26

Monumento a Iemanjá

Arquivo PMV SECOM
Estátua de Iemanjá (Yemanjá

Inaugurada em 1988, a estátua de concreto armado representa a Rainha do Mar e homenageia as tradições afro-brasileiras. A figura feminina de corpo inteiro foi esculpida pelo artista grego Iannis Zavoudakis.

Onde fica

Av. Dante Micheliini, primeiro Pier da Praia de Camburi, Vitória, ES - Ver no mpa

Última atualização em 11/02/2019, às 15h38

Cruz Reverente

Arquivo PMV SECOM
Cruz Reverente na Praça do Papa João Paulo II

Monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis radicado no Espírito Santo. O monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.

Onde fica

Enseada do Suá, Praça do Papa, Vitória, ES - Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 16h29

Relógio da Praça Oito de Setembro

Leonardo Silveira
Praça Oito de Setembro

Inaugurado em 1942, o relógio é constituído por uma torre de quatro faces, com 16 m de altura. Tem em sua parte superior quatro relógios quadrangulares. Foi construido pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling.

Tombado como patriméonio histórico e cultural do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, é um ponto de referência para quem está no Centro de Vitória.

Onde fica

Entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, Praça Oito, Centro Histórico, Vitória, ES - Ver no mapa

Última atualização em 27/05/2019, às 13h20

Monumento a Mãe

André Sobral
Monumento "A Mãe

Estátua em ferro do artista Maurício Salgueiro, precursor da escultura cinética no Brasil. Representa o útero materno e o relacionamento indissolúvel mãe e filho, ligados pelo cordão umbilical. Foi restaurada no ano de 2007 pelo escultor capixaba Vilar.

Onde fica

Praça Costa Pereira, Centro Histórico, Vitória, ES - Ver no mapa

Última atualização em 27/05/2019, às 13h21

Monumento a Dona Domingas

André Sobral
Monumento Dona Domingas

De autoria do artista italiano Carlo Crepaz, a estátua em bronze homenageia uma personagem urbana da capital que era catadora de papel, Dona Domingas. Uma senhora negra, muito pobre e sofrida que vagava pelas ruas de Vitória, carrregando uma pesada sacola com o material catado.

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, ao lado da escadaria do Palácio Anchieta, Centro Histórico, Vitória, ES
Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 18h35

Monumento à Comunidade Negra

Arquivo PMV SECOM
Monumento Guerreiro Zulu

Representando uma casaca, instrumento musical típico do Congo, o monumento, de autoria de Ireneu Ribeiro, é um reconhecimento a importante contribuição do povo afrodescendente em favor do desenvolvimento e da cultura capixabas. Foi inaugurado em 2006.

Onde fica

Av. Américo Buaiz, em frente a Assembleia Legislativa, Vitória, ES - Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 16h33

Monumento ao Trabalho

André Sobral
Monumento ao Trabalho

Feito de bronze e assentado em uma grande base de granito cinza, de autoria de Euclydes Fonseca. Representa a figura de um trabalhador braçal, de dorso nu, com um martelo de cavouqueiro na mão direita, numa atitude de quem bate num piquete que segura com a mão esquerda trabalhando numa rocha.

Onde fica

Praça Ubaldo Ramalhete, Centro Histórico, Vitória, ES - Ver no mapa

Última atualização em 29/12/2016, às 16h17

Monumento ao Imigrante

Arquivo PMV SECOM
Monumento ao Imigrante Italiano

Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica de autoria de Sheila Basílio foi erguida na Praça José Neffa. Representa a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos em granito verde, com 30 m de altura, representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.

À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.

Essa construção pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Sua forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória.

Onde fica

Av. Américo Buaiz, Enseada do Suá, Praça José Neffa - Ver no Mapa

Última atualização em 23/07/2019, às 16h19


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)