Política de comunicação para garantir o direito à informação
As atividades da Subsecretaria de Comunicação têm como base a política de comunicação voltada para o interesse público. Nossa comunicação está focada na construção da cidadania, na qual o cidadão não só recebe informações, mas também é ouvido - uma oportunidade para o governo avaliar suas ações e atender às necessidades da população.
É responsável por disponibilizar todas as informações relativas às ações dos diversos setores da administração municipal, de modo amplo e democrático, sem privilegiar fontes, veículos ou emissoras. Para isso, a secretaria está constituída de uma equipe de profissionais da área de comunicação social, a maioria admitida por meio de concurso público, possibilitando dessa forma a pluralidade e objetividade na elaboração das informações.
Entre as atividades desenvolvidas pela Secretaria estão a assessoria de imprensa, a comunicação interna, as ações de publicidade e produção de conteúdo, marketing, fotografia e relações públicas.
A Subsecretaria dispõe deste Portal, pelo meio do qual todos os segmentos da sociedade têm acesso às informações e a serviços online.
Para os veículos de comunicação o portal traz notícias sobre as ações e projetos da Prefeitura e o Vitória Notícias, ambos produzidos pela equipe de jornalistas e publicitários da Secretaria de Comunicação. O Vitória Notícias apresenta, em vídeo, notícias e serviços da Prefeitura, focada na difusão por meio das redes sociais, enquanto as notícias veiculadas no portal oferecem suporte ao trabalho das redações dos veículos de comunicação.
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar informações dos órgãos e entidades públicos. O cidadão poderá usar o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC, para registrar o seu pedido de informação.
Transparência ativa é a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet.
Um exemplo de transparência ativa é o Portal de Transparência do Município de Vitória, lançado com o objetivo de tornar as ações da Prefeitura de Vitória mais transparentes, incentivando a participação popular e o controle social, atendendo às exigências da Lei Federal Complementar 131.
Nele, o cidadão tem acesso a um sistema de busca onde é possível acompanhar as receitas e despesas da administração municipal, a relação nominal de vencimentos dos servidores, os relatórios de execução orçamentária e da gestão fiscal, contratos, convênios, além de informações sobre os programas e ações previstas no Plano Plurianual.
Já a equipe de publicidade e produção de conteúdo é responsável pela criação de peças publicitárias, campanhas institucionais, administração dos perfis da Prefeitura de Vitória nas Redes Sociais, bem como pela coordenação dos trabalhos das agências de publicidade contratadas pela Prefeitura.
A comunicação com os servidores municipais é feita pela Comunicação Interna, que possui canais como o Portal do Servidor, o Informe On-line, o grupo no WhatsApp Comunica Servidor e o Descanso de Tela.
A equipe de relações públicas é responsável pelo projeto Papo da Cidade, que promove ações informativas e de escuta ao cidadão nas regiões da cidade que recebem intervenções. Por meio de uma metodologia porta-a-porta, o trabalho tem a finalidade de minimizar o impacto das obras, garantindo a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de conhecer as demandas de cada região.
Última atualização pela SEGOV em 08/03/2024, às 12h19