Protocolo Virtual - Abertura e consulta de Processos on-line

O Protocolo Virtual da PMV permite abertura de processos sem a necessidade de ir até um dos protocolos físicos da prefeitura. Processos para defesa de notificações, solicitação de interdição de vias, entre outros, podem ser feitos feitos digitalmente e on-line.

Para abrir processo é necessário estar cadastrado no Portal do Cidadão - https://sistemas.vitoria.es.gov.br/portaldocidadao.

Como se cadastrar

  • No topo da página inicial deste Portal clicar em PORTAL DE SERVIÇOS;
  • No portal de Serviços clicar em Portal do Cidadão;
  • Para iniciar seu cadastro clicar em "Criar/Checar acesso". Esse acesso é pessoal por CPF e intransferível.

Assim que seu cadastro for finalizado no Portal do Cidadão, será enviado um link para o e-mail cadastrado. O link enviado é para a criação de senha de acesso ao sistema. Após a criação da senha, já será possível abrir um processo on-line.

Importante

Para a abertura de processo on-line todos os documentos obrigatórios devem ser digitalizados e salvos separadamente no formato PDF.

Como abrir um processo on-line

  • Acesse o site Protocolo Virtual - protocolo.vitoria.es.gov.br
  • Em seguida clicar em "Entrada de processo";
  • Digitar seu login e senha (aqueles cadastrados no Portal do Cidadão),
  • Clicar em "Autenticar".
Após ter acesso ao sistema seguir os passos abaixo.
  1. Em Aberturas de processo clicar em "Novo processo";
  2. Selecionar o assunto do processo
    • Digite uma palavra-chave que o sistema dará as opções para selecionar o assunto;
      • Exemplos:
        • Indicação de condutor -> Geral.
        • Recurso de infração de trânsito-> Geral.
        • Interdição de via pública, defesa da notificação do auto de infração de trânsito-> Geral.
        • Transporte individual (táxi) e coletivo de passageiros -> Geral.
        • Trânsito (recursos de infração/autorização de tráfego/outros) -> Geral
        • Requerimento infraestrutura urbana (sinalização de trânsito; estacionamento rotativo) -> Geral.
  3. Lista de órgãos do assunto
    • Clicar sempre na opção apresentada pelo sistema;
  4. Clicar na tecla "Prosseguir";
  5. Descrição
    • Descrever, resumidamente, o que se deseja solicitar no processo;
  6. Digitar o CPF ou CNPJ e, em seguida, clicar em "Pesquisar";
  7. Clicar no quadradinho do requerente e, em seguida, clicar em "Adicionar";
  8. Clicar em  "Prosseguir";
    • Na tela seguinte aparecerá uma lista de documentos. Obrigatoriamente, eles deverão ser digitalizados e salvos em pdf, separadamente, para que haja a conclusão de abertura do processo.
  9. Clique em "Adicionar";
    • Na tela seguinte será necessária a inserção do anexo e o preenchimento de todos os campos de acordo com a sequência dos documentos obrigatórios;
  10. Descrição
    • Especifique se for requerimento ou defesa;
  11. Tipo de documento
    • Digite o nome do documento citado na lista de obrigatórios. Exemplo: requerimento e selecionar clicando em cima da palavra;
  12. Número do documento
    • Digitar o número 1 para o primeiro documento. Depois número 2 para o segundo documento e 3 para o terceiro documento e, assim, sucessivamente;
  13. + Adicionar arquivos
    • Selecionar o arquivo que foi salvo em formato PDF em seu computador ou celular e clique em "Adicionar"
  14. Documentos adicionais
    • Esse campo só será preenchido caso haja documentos a serem anexados que não estejam na lista de documentos obrigatórios;
  15. Clicar em "Prosseguir";
  16. Clicar em "Cadastrar processo" e, dessa forma, o número do processo aparecerá na tela após clicar em cadastrar processo.

Em caso de dúvidas contate:

Protocolo Geral no Palácio Municipal

Telefone: (27) 98185-0233
E-mail: protocoloeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Última atualização pela SEGES em 05/08/2024, às 16h13


Prefeitura Municipal de Vitória
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Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)