Lista de secretarias

Para facilitar a administração da cidade, a Prefeitura é dividida em secretarias que gerenciam segmentos específicos, como Saúde, Educação, Esportes, Trânsito, Meio Ambiente e Segurança, entre outras. As secretarias municipais, seus titulares, área de atuação e órgãos a elas vinculados podem ser encontrados nesta seção.

  • Gabinete do Prefeito
    GABPREF

    A estrutura do Gabinete do Prefeito tem como objetivo assessorá-lo no planejamento, na execução, na avaliação e no aprimoramento de programas, ações e políticas da administração municipal
  • Secretaria de Governo e Comunicação
    SEGOV

    A missão da Secretaria de Governo (Segov) é assistir ao prefeito na sua representação civil e nas relações com autoridades em geral, contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas setoriais do Gabinete do Prefeito.
  • Secretaria Central de Serviços
    CENTRAL

    A principal finalidade da Central de Serviços é o atendimento às demandas da cidade, com eficácia e rapidez. É responsável pelos serviços de manutenção das vias públicas, praças, calçadas, ciclovias, rede de drenagem, limpeza urbana, destinação de resíduos sólidos domiciliares e de saúde, além da administração dos dois cemitérios municipais, recolhimento de móveis usados e doação, por meio da Secretaria de Assistência Social, para famílias carentes, entre outras atribuições.
  • Secretaria de Assistência Social
    SEMAS

    A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Vitória.
  • Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho
    SEMCID

    A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) tem como meta a construção de uma cultura cidadã de direitos humanos e de paz e a defesa da igualdade racial e de gênero.
  • Secretaria de Cultura
    SEMC

    A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é responsável pela condução da política cultural do município de Vitória, sendo ligados a ela dois conselhos formados por representantes da sociedade civil: Conselho Municipal de Cultura e Comissão Normativa da Lei Rubem Braga e órgãos de ação cultural.
  • Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação
    SEDEC

    A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) planeja ações estratégicas que promovam os desenvolvimentos econômico e social de Vitória, a redução do déficit habitacional e a regularização fundiária.
  • Secretaria de Educação
    SEME

    A Secretaria Municipal de Educação é responsável por desenvolver políticas pedagógicas de qualidade para o ensino no município. Além disso, observa-se a democratização do ensino e a educação como ferramenta de inclusão social.
  • Secretaria de Esportes e Lazer
    SEMESP

    A Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) promove o acesso à prática de atividades sociais, recreativas, comunitárias e de lazer.
  • Secretaria de Fazenda
    SEMFA

    À SEMFA também cabe controlar os investimentos públicos e a dívida pública municipal e oferecer, por meio de seus órgãos específicos, consultoria e assessoria financeira, orçamentária e contábil aos órgãos e entidades da administração direta e indireta.
  • Secretaria de Gestão e Planejamento
    SEGES

    A Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges) coordena o planejamento e a execução integrada das políticas, programas e ações da administração municipal.
  • Secretaria de Meio Ambiente
    SEMMAM

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foi criada com a proposta de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente.
  • Secretaria de Obras
    SEMOB

    A Secretaria Municipal de Obras (Semob) é responsável por executar obras de infraestrutura urbana e saneamento, construção de equipamentos públicos. Disponibilizar a Tabela de Custos Referenciais também é responsabilidade da Semob.
  • Secretaria de Saúde
    SEMUS

    O planejamento no SUS é de responsabilidade conjunta das três esferas da federação, sendo que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem desenvolver suas respectivas atividades de maneira funcional para conformar um sistema de Estado que seja nacionalmente integrado. Assim, as atividades de planejamento desenvolvidas de forma individual, em cada uma das esferas, em seus respectivos territórios, devem levar em conta as atividades das demais esferas, buscando gerar complementaridade e funcionalidade.
  • Secretaria de Segurança Urbana
    SEMSU

    A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, tendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da Capital com segurança pública e viária.
  • Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana
    SETRAN

    A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) planeja, coordena e gerencia a implementação das políticas municipais de transporte, trânsito e de infraestrutura viária e de iluminação pública. Executa e regulamenta a utilização das vias públicas.
  • Controladoria Geral do Município
    CGM

    O setor é responsável pelo controle da gestão da cidade, e verifica se as ações da Prefeitura estão de acordo com os bons princípios da administração pública e com a legislação vigente.
  • Procuradoria Geral do Município
    PGM

    A Procuradoria Geral do Município responde pela garantia da aplicação irrestrita da legalidade no Poder Público.
  • Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória
    CDTIV

    A CDTIV promove o município de maneira sustentável, distribui renda, qualifica a força de trabalho local, preserva o patrimônio, projeta culturas tradicionais, integra rotas entre bairros, regiões e países, aproximando comunidades e sociedade.
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