Gestão democrática garante autonomia às escolas municipais
Vitória é um dos primeiros municípios do Brasil a adotar a gestão democrática do ensino. O objetivo é promover, junto às unidades de ensino, maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira, visando garantir a construção de uma escola mais democrática e com qualidade social. Dessa forma, abre-se a possibilidade da ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e comunidade local.
A gestão democrática no ensino está estritamente vinculada à autonomia das unidades escolares, apresentando os seguintes pressupostos: a consulta permanente à comunidade escolar, o compartilhamento e delegação do poder; a assunção das responsabilidades em conjunto (co-responsabilidade); a transparência nas ações e a publicização dos resultados.
Mecanismos constitutivos da gestão democrática
- Eleição direta de diretores;
- Conselhos de escola;
- Grêmios estudantis;
- Conselhos de representantes de turma.
Embasamento Legal
- Lei Orgânica do Município de Vitória: inciso VI do Artigo 212 do Capítulo IV.
- Lei Municipal 4.747/98: ver os artigos 11 e 12 da lei que institui o Sistema Municipal de Ensino.
Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h13