Acessibilidade - Prédios públicos municipais acessíveis
Os novos equipamentos públicos municipais, sobretudo os voltados ao atendimento da população, como escolas e postos de saúde, são projetados e construídos de forma a permitir o acesso universal. Isso requer planejamentos estratégico, teórico e técnico, o que já faz parte da rotina dos engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Com uma equipe treinada para atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Prefeitura de Vitória faz projetos de equipamentos que possam ser usufruídos por todo e qualquer cidadão de forma autônoma e segura. Também trabalha na adaptação de edificações que foram construídas sem esse conceito de acessibilidade.
Uma das ações concretas para os profissionais de arquitetura e engenharia é a inclusão, nos cadernos de detalhes e de especificações da Secretaria de Obras, as exigências da NBR ABNT 9050/04, que recomenda ações de acessibilidade arquitetônica.
Prédios públicos municipais também implantam Calçada Cidadã
A iniciativa do município de fazer calçada nas edificações públicas é um exemplo para a cidade, sem contar que serve de incentivo. Desta forma, a população percebe que a execução do projeto se reflete em qualidade do deslocamento dos pedestres.
Já a Secretaria de Saúde implantou o projeto em suas edificações, sobretudo as unidades de saúde nos bairros, que são muito utilizadas pela população. Neste caso, foram feitos cerca de 3,5 mil m² de Calçada Cidadã. Todas as novas edificações públicas projetadas em Vitória já são entregues com a calçada padronizada.
Última atualização pela SEDEC em 13/08/2024, às 19h13