Meta do programa Faixa da Vida é humanizar o trânsito
Desde 1997, as alterações propostas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro propõem uma inversão na cultura vigente no país, com ênfase no ser humano e não no veículo. Essa mudança de cultura de circulação urbana é a base do projeto Faixa da Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória.
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), o programa envolve outras secretarias municipais e reúne ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização no trânsito.
Para a instalação da Faixa da Vida, a Prefeitura de Vitória escolhe os cruzamentos que possuem maior fluxo de pessoas e são próximos a áreas escolares. As faixas estão pintadas sobre um fundo vermelho, chamando a atenção dos próprios pedestres e alertando os motoristas para a existência da sinalização.
Educação
O projeto também contempla ações educativas nas principais vias da cidade, tendo como público-alvo condutores e pedestres, e atividades nas escolas direcionadas aos profissionais de educação, pais e alunos. A Setran também desenvolve ações específicas para idosos.
O que observar ao atravessar a rua
A faixa de pedestre existe para garantir a sua segurança, mas é preciso ter cuidado na hora de atravessar.
- Onde não houver semáforo e a preferência for sua, certifique-se de que foi visto pelo condutor do veículo e só faça a travessia quando o carro parar;
- Nos locais onde há semáforos, aguarde a sua vez;
- Onde houver faixa sem semáforo, a preferência é do pedestre. Reduza a velocidade, pare o veículo e aguarde-o até que conclua a travessia com segurança.
Última atualização pela SETRAN em 10/10/2024, às 17h59