Tecnologia da Informação
Vitória Online - Internet liberada em diversas áreas da cidade
O Vitória Online é um conjunto de tecnologias que permite a qualquer cidadão acessar a internet utilizando uma rede sem fio, do tipo Wi-Fi.
O programa de rede pública na Prefeitura de Vitória começou em 2009 com o nome Vitória Digital e contava com sete localidades oferecendo o serviço. Em 2014 o projeto passou a ser chamado de Vitória Online e promove a inclusão digital, apoio ao turista e o desenvolvimento econômico do Município.
A abertura do sinal gratuito de internet contribui para a utilização, criação e manutenção de vários serviços, como acompanhamento de notícias, pesquisas educativas, criação e manutenção de blogs, participação de redes sociais, acesso a serviços municipais, bancários, compras governamentais e educação a distância.
Com mais de 320 mil habitantes, a capital tem uma infovia municipal denominada Rede Metrovix, que interliga todos os Equipamentos Urbanos Municipais. A iniciativa tem facilitado a ampliação do processo de democratização das informações por meio do acesso livre à internet.
Como funciona
A conexão à rede sem fio pode ser feita por notebook, tablet ou smartphone, para isso basta fazer um cadastro para entrar no sistema, o usuário, ao abrir o dispositivo deverá localizar a rede VitoriaOnline. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso que garantirá o acesso livre à internet, após o aceite do usuário.
Qualidade da transmissão
Por se tratar da tecnologia Wi-Fi, os usuários precisam ficar próximo a antena, a tecnologia é similar a usada nas residências e escritórios por isso há uma limitação no alcance do sinal, de forma a ter a melhor qualidade do sinal é necessário que a pessoa consiga ver a antena, nessa condição se tem melhor qualidade de sinal. Já os que estão mais longe ou atrás de objetos denso, pior será a qualidade do sinal.
Onde acessar
No mapa interativo , pode ser encontrado o ponto de Wi-Fi do Vitória Online mais próximo de você. A pesquisa pode ser feita por bairro, facilitando a localização dos pontos de acesso à internet disponíveis na sua região.
Última atualização pela SEMFA em 20/09/2024, às 14h46
Nota Vitória - Contribuinte pode ter devolução de parte do valor pago em impostos
O Nota Vitória é um programa criado a partir do decreto nº 16.082 e permite que o contribuinte receba de volta parte do valor pago em impostos. Para isso, é necessário obter a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) da prestação de serviços como estacionamentos, academias, escolas, creches e faculdades particulares, cursos de idiomas, lavanderias, construtoras, lojas de conserto de eletrodomésticos, salões de beleza, hotéis, oficinas mecânicas e empresas de limpeza e vigilância localizadas em Vitória.
Há algumas atividades que não geram créditos, conforme disposto no Art. 4 da Lei 8693/2014 e no Art. 3 do Decreto 16082/2014.
São exemplos de atividades que não geram créditos para o Nota Vitória:
- Atividades exercidas por profissionais autônomos;
- atividades de Planos de Saúde;
- Instituições financeiras;
- Atividades prestadas por Microempreendedores Individuais (MEI);
- Atividades que não estão obrigadas a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e.
Cadastramento
Para fazer o acompanhamento e o resgate dos créditos, é necessário se cadastrar no Portal Nota Vitória. Os créditos, porém, são gerados e acumulados automaticamente, vinculados ao CPF, na emissão da Nota Vitória.
Como funciona
Basta retirar a NFS-e para ter direito ao crédito de 30% do Imposto Sobre Serviços (ISS) pago. O crédito pode ser utilizado de duas formas: no abatimento do valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou na devolução da quantia por meio de depósito em conta corrente. A pessoa física não precisa morar em Vitória para ter direito ao crédito.
Valor
Segundo o programa, o valor mínimo para depósito de créditos em conta corrente será de R$ 25, desde que o beneficiário seja o titular da conta bancária e que esteja regular com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) no momento da devolução.
Para abater o valor a pagar no IPTU, não poderá ser indicado imóvel cujo proprietário, titular do seu domínio útil ou possuidor a qualquer título esteja irregular com a Semfa na data de indicação. A consulta de regularidade fiscal pode ser feita no endereço on-line.
Para depósito em conta corrente
Segundo o programa, o valor mínimo para depósito de créditos em conta corrente será de R$ 25, desde que o beneficiário seja o titular da conta bancária e que esteja regular com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) no momento da devolução.
Para abatimento no IPTU
O crédito é gerado no momento da emissão da NFS-e e torna-se disponível após o pagamento do ISS. No abatimento de IPTU, ele será totalizado em 31 de outubro de cada ano para abatimento de até 100% do ano seguinte. O depósito em conta corrente será feito conforme cronograma a ser estabelecido pela Semfa.
Para participar do programa, o tomador de serviços deverá efetuar seu cadastro no Portal Nota Vitória. Para garantir a total segurança, tudo será feito por meio de senha individual.
Doação
Também será possível transferir o crédito para conta corrente de entidades de assistência social sem fins lucrativos localizadas em Vitória.
Mais informações no portal do Nota Vitória
Última atualização pela SEMFA em 29/06/2023, às 14h04