Vacinação - Calendários


Vacinação de adulto

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra várias doenças. A pessoa ao se vacinar corre menos risco de adoece, de evoluir para quadros graves, que podem levar a internação e até mesmo ao óbito.

Existem várias vacinas disponíveis para os adultos e manter todas em dia é fundamental para o controle de doenças. A pessoa quando se vacina não só protege sua saúde, mas também da coletividade, uma vez que possibilita a interrupção da cadeia de transmissão da doença, evitando surtos e epidemias.

O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

  • Calendário Vacinal do Adulto.

Última atualização em 03/04/2023, às 19h00

Vacinação do trabalhador da saúde

O trabalhador da saúde (TS) também possui um calendário especifico. Esse público deve manter a caderneta de vacinação atualizada e apresentá-la no serviço quando solicitado na admissão ou por ocasião dos exames periódicos de acordo com as normas de cada empresa ou instituição de saúde.

Lembrando que trabalhador da saúde é todo indivíduo que atua em instituições e serviços de saúde, como por exemplo, hospitais, clínicas, unidades de saúde, laboratórios, farmácias, entre outros, independente da função que exerça.

Você conhece as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e que o TS tem direito? O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

Última atualização em 03/04/2023, às 19h16

Vacinação da pessoa idosa

Marcos Salles
Vacinação

As pessoas com 60 e mais também precisam ficar atentas ao calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Dentre as vacinas do Calendário Vacinal do Idoso, a vacina dupla adulto protege conta a difteria e o tétano. O tétano é uma infecção aguda e grave causado pela toxina do bacilo tetânico, que entra no organismo, principalmente, através de ferimentos ou lesões de pele, sendo uma das causas de mortalidade em idosos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. A vacinação é a única forma de prevenção.

Também é importante lembrar que o idoso seja imunizado, anualmente, contra a influenza na Campanha Nacional de Vacinação. A vacina contra influenza contribui para a diminuição das internações e óbitos por problemas respiratórios.

O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização - PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

Além das vacinas citadas acima, o Ministério da Saúde disponibiliza outras vacinas para este público, clique abaixo para conhecê-las.

Última atualização em 29/03/2023, às 16h18


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)