Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação
- O que faz
- Abertura de empresa
- Acessibilidade em imóveis comerciais
- Acessibilidade em novas edificações
- Acompanhamento
- Alvará de Aprovação de Projeto
- Alvará de Elevadores
- Alvará de publicidade
- Alvará Mais Fácil
- Aprovação de projeto
- Aprovação Online
- Arquivo Público
- Base de endereçamento
- Bônus Moradia
- Calçada Cidadã
- Casa feliz e segura
- Centro de Documentação - Projetos para consulta
- Certificado de conclusão
- Construções de Interesse de preservação
- Endereço Cidadão
- Evento com instalação adicional
- Evolução Urbana - Anos 1551-1900
- Evolução Urbana - Anos 1900-1940
- Evolução Urbana - Anos 1940-1960
- Evolução Urbana - Anos 1960-1970
- Evolução Urbana - Anos 1970-1980
- Evolução Urbana - Anos 1980-1990
- Evolução Urbana - Anos 1990-2000
- Evolução Urbana - Anos 2000-2010
- Fiscalização de edificações e obras
- Fiscalização de posturas
- Habitação
- Habitação de Interesse Social
- Inscrição mobiliária de pessoa física - Reativação
- Inscrição mobiliária de pessoa física - Suspensão
- Isenção de taxas para obras
- Licença prévia para atividades econômicas
- Licenciamento de eventos
- Manual virtual de aprovação de projetos
- Mesas e cadeiras
- Novos empreendimentos
- Onde instalar meu negócio
- O que é Patrimônio Histórico
- Orla de Maria Ortiz
- Orla de Nova Palestina
- Parklets - Regras para instalação
- PDU - Anexos
- PDU - Benefícios dos zoneamentos vigentes
- PDU - Conselho Municipal
- PDU - Histórico da legislação urbanística em Vitória
- PDU - Lei 9.271/2018
- PDU - O que é
- PDU - Portal
- PDU - Principais novidades
- PDU - Revisão
- Praça Costa Pereira
- Praça D. João Batista
- Praça do Papa
- Praça dos Desejos
- Praça Oito
- Praças dos Namorados
- Prédios públicos acessíveis
- Projeto Moradia
- Relatório Impacto Urbano
- Rua Viva Praia do Canto
- Terreno Legal
- Conselho Municipal de Políticas Urbanas
Verticalização da cidade na primeira década do século XXI

Durante a primeira década do século XXI (2000-2010), prossegue o adensamento no interior da malha urbana, por meio da ocupação dos lotes vazios e da substituição de edificações baixas por outras verticalizadas, sobretudo nos bairros da região nordeste.
O comércio e os serviços são cada vez mais presentes no interior de alguns bairros, consolidando subpolos de atividades.
A ocupação da Enseada do Suá e adjacências marca a constituição dessa região como nova centralidade. Como resultado desse adensamento, a mobilidade urbana passa a ter papel preponderante nas decisões de planejamento: novos acessos, sentidos de tráfego e ampliação de vias são necessários, como, por exemplo, o eixo Fernando Ferrari - nova Ponte da Passagem.
Última atualização pela SEDEC em