Patrimônios Contemporâneos


Construções como a Ponte da Passagem e o Monumento ao Imigrante se destacam na cidade e carregam um traçado arrojado, próprio da arquitetura contemporânea. Essas construções ajudam a contar a história da cidade de Vitória.

Ponte da Passagem impressiona pelo design

Elizabeth Nader
Nova Ponte da Passagem
Marcos Salles
Inauguração da Passarela da Ponte da Passagem

A nova Ponte da Passagem, inaugurada em 2009 e desenhada pelo engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer, alia o designer moderno e arrojado com a melhoria do trânsito com destino a parte continental de Vitória e município da Serra. Ela é considerada um cartão postal da capital e verdadeiro marco do desenvolvimento da cidade.

A curvatura da ponte, que leva o nome do ex-governador Carlos Lindenberg, dá singularidade à obra. Imponente nos seus 55 m de altura, o que equivale a um prédio de oito andares, a nova ponte tem 270 m de extensão, com 22,2 m de largura. Os 32 cabos de aço, produto símbolo da produção e da exportação do estado, sustentam dois tabuleiros suspensos a oito metros do espelho d'água para viabilizar, no futuro, a passagem de embarcações pelo canal.

Ao lado da ponte se encontra a Passarela Maurício de Oliveira. O espaço que é destinado para pedestres e ciclistas atravessarem o Canal de Camburi, tem 134 m de comprimento por 6 m de largura. Com um design inovador, a nova passarela foi pensada arquitetonicamente para compor a paisagem do canal, em sintonia com a ponte.

O equilíbrio entre as paisagens natural e urbana encanta pedestres e ciclistas que fazem a travessia segura no Canal de Camburi. Enquanto elemento de ligação e de comunicação, o complexo ponte-passarela se tornou escultura urbana que ultrapassa a funcionalidade básica de proporcionar a mobilidade. Ele já foi incorporado à cultura urbana da Grande Vitória.

Veja a galeria de fotos em homenagem aos três anos da nova Ponte da Passagem

Ponte da passagem 3 anos

Onde fica

Une as avenidas Fernando Ferrari e Nossa Senhora da Penha, ligando a ilha de Vitória à parte continental - Ver no mapa

Última atualização em 27/05/2019, às 14h25

Praça do Papa

Samira Gasparini
praça do Papa
Cruz Reverente

Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.

Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 , com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.

Não deixe de ver

Tadeu Bianconi
Praça do Papa
Rosa dos Ventos
  • Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.

  • Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

Onde fica

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n - Ver no mapa.

Última atualização em 19/07/2019, às 18h36

Praça dos Desejos

Frank Barbosa
Paisagismo Praça dos Desejos

Localizada próximo à Praça dos Namorados, a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Em 2013, a área ganhou um novo projeto de paisagismo e 960 de grama esmeralda. O espaço também ganhou uma nova área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido.








Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, s/n, Enseada do Suá - Ver no mapa.

Última atualização em 28/05/2019, às 14h29

Praça dos Namorados

Divulgação Semse
Paisagismo Praça dos Namorados

Na região entre os bairros Praia do Canto e Enseada do Suá, está uma das áreas de lazer mais movimentadas de Vitória. Diariamente, a Praça dos Namorados, localizada em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes e apreciar a bela vista.

Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 194 expositores, sendo 145 de artesanato e brinquedos de diversão e 49 na área de alimentação.

Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto - Ver no mapa.

Última atualização em 08/02/2019, às 17h43

Monumento ao imigrante

Vitor Nogueira
Monumento em homenagem aos italianos

Aqueles que passam pela avenida Américo Buaiz certamente já devem ter reparado um monumento que fica próximo à entrada para a Ilha do Boi. Ele é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 m de altura.

Está ali o Monumento ao Imigrante Italiano, um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.

Projetada por Sheila Basílio e inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália, local que recebeu essa denominação em 1992. A forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Graças ao seu destaque, a Praça da Itália se transformou num ponto de referência da capital.

À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.

A estruturação do Monumento ao Imigrante Italiano envolveu poder público e sociedade empresarial. A Prefeitura de Vitória arcou com a maior parte dos custos; a ArcelorMittal, com o aço; e o empresário Bruno Zanette, com o granito. Uma comissão foi formada pelo vice-consulado da Itália para dar encaminhamento ao projeto.

Onde Fica

Praça José Neffa, Enseada do Suá - Ver no mapa

Última atualização em 23/07/2019, às 15h53


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)