Guarda-vidas para a segurança de banhistas
O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) realiza ações para a prevenção de acidentes no mar e de busca e resgate. O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
Atualmente, o Salvamar é formado por 45 guardas-vidas que passam por treinamento e atualizações anualmente.
A instrução é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, assim como o curso de formação de novos guarda-vidas para aumentar o quadro no verão. A seleção é realizada uma vez por ano para atender a alta temporada (verão e período de férias), quando o efetivo chega ao total de 90 homens e mulheres.
Pontos
Os guarda-vidas estão distribuídos em duplas em 18 pontos-base nas praias de Vitória. Além do atendimento de resgates, o Salvamar também realiza orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias.
Os guarda-vidas da Capital também são responsáveis pela segurança na água durante eventos aquáticos.
O horário de atendimento é das 7h às 19h. O serviço conta com um quadriciclo e dois barcos infláveis para monitorar o tráfego de embarcações, principalmente nos finais de semana. A orientação aos banhistas é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar.
Acionamentos
Qualquer cidadão pode colaborar com a segurança marítima. Caso visualize embarcações com irregularidades e navegando fora das normas, animais na areia ou banhistas em comportamento perigoso, basta se dirigir a um posto de observação e comunicar um guarda-vida.
Última atualização pela SEMSU em 25/03/2024, às 16h17