Vítimas da violência
Conheça aqui a assistência prestada às vítimas de violência e violação de direitos. Confira os locais de atendimento e as formas de denunciar.
Casa Rosa
Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência - Casa Rosa
Atende pessoas nos diversos ciclos de vida e suas famílias residentes no município de Vitória, em situação de violência interpessoal, com ênfase nas violências doméstica/ intra-familiar: violência sexual, física, psicológica, negligências crônicas, dentre outras.
Recebe pessoas encaminhadas pelos diversos serviços da rede de saúde, da assistência social, cidadania e direitos humanos, escolas, delegacias e outros equipamentos, além de demanda espontânea. O agendamento acontece por meio do telefone ou e-mail.
Atua com equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, assistente social , terapeuta ocupacional e psicólogo oferecendo atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamentos multidisciplinares direcionadas ao cuidado em saúde e proteção com vistas à ressignificação, superação e reconstrução e fortalecimento de vínculos às pessoas em situação de violência e suas famílias.
Atua na perspectiva da promoção da saúde, prevenção das violências e assistência através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP) e demais serviços da rede de saúde da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.
Contribui no desenvolvimento de estratégias intersetoriais para o fortalecimento da rede de proteção às pessoas em situação de violências, por meio da qualificação do cuidado e garantia de direitos.
Atendimento oferecido
- Acolhimento dos casos de demanda espontânea e dos encaminhamentos realizados pelos serviços de saúde e demais equipamentos da rede de proteção;
- Escuta qualificada com avaliação de risco;
- Atendimento clínico multiprofissional;
- Atendimento psicossocial;
- Avaliação integral das condições gerais de saúde;
- Intervenção pela equipe multiprofissional de acordo com a avaliação realizada e necessidades identificadas em cada ciclo de vida;
- Atendimento em grupo para crianças, adolescentes e mulheres;
- Orientação sócio familiar;
- Orientações e encaminhamentos para a rede de serviços de saúde e proteção;
- Notificação dos casos à Vigilância Epidemiológica;
Busca ativa dos casos acompanhados pelo serviço e/ou daqueles que forem encaminhados pelos demais pontos de atenção; - Estímulo ao convívio familiar e social;
- Prescrição e administração de profilaxia pós-exposição sexual (PEP);
- Realização de testes rápidos IST, HIV, Hepatites eBHCG.
Onde fica
Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria - Ver no mapaTelefones: (27)3332-3290 e (27) 981070192
E-mail: casarosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 07 às 17 horas
Última atualização pela SEMUS em 24/04/2024, às 17h58
Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferta os serviços de proteção social especial de média complexidade voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Os serviços oferecidos visam a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo o abrigamento e o asilamento.
Onde ficam
Nome | Endereço | Horário | Telefone |
---|---|---|---|
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Maruípe |
Rua Dom Pedro I, 43 Maruípe |
8h às 17h | 3233-3420 |
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Centro |
Rua Aristides Freire, 36 Centro |
8h às 17h | 3132-8065 |
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Bento Ferreira |
Av Carlos Moreira Lima, 451 Bento Ferreira |
8h às 17h | 3132-1719 |
3 ocorrência(s) |
Fonte: SEMAS
Nos espaços, são atendidas famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos, como idosos vítimas de violência, crianças vítimas de abuso e/ou exploração sexual, adolescentes em conflito com a lei, pessoas em situação de rua, exploração do trabalho infantil, entre outros.
Acolhimento, atendimento psicossocial, oficinas de resignificação da experiência de vida, encontros de famílias e encaminhamento à rede de saúde e socioassistencial são algumas das ações da Proteção Social Especial da Média Complexidade desenvolvidas pelos Creas.
Serviços oferecidos
- Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC);
- Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
Encaminhamento
Os encaminhamentos para os Creas podem ser feitos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória, Juizado da Infância e Juventude de Vitória, Conselhos Tutelares, escolas municipais e unidades de saúde de Vitória.
Última atualização pela SEMAS em 13/06/2024, às 17h07
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAMSV
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial.
Desde 2016, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos, com issotrabalha as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida. O trabalho visa fortalecer os mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência, como também, receber informações para a garantia de seus direitos.
Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento, contudo também é oferecido o agendamento on-line.
Onde fica
Casa do CidadãoAvenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefones: (27) 3382-5391 e 98125-0138
Última atualização pela SEMCID em 30/06/2023, às 18h06
Pessoas com Deficiência ou idosa - Serviço de Proteção Social Especial
Idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência são atendidos em Vitória nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), responsáveis pelo recebimento de denúncias e pela busca de alternativas para conter esse tipo de violência.
Os Creas ofertam atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência , que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas na família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, desvalorização da capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.
Com uma equipe psicossocial, os Creas realizam o acompanhamento das vítimas por meio de visitas domiciliares e encontros familiares. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Articulados à rede de serviços socioassistenciais, também encaminham as situações de violação de direitos aos órgãos competentes, como o Ministério Público e Delegacias de Polícia.
Denúncias
A população pode fazer denúncias de qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual) contra a pessoa idosa e com deficiência por meio do 156 Online, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
As denúncias podem ser anônimas ou feitas por meio do encaminhamento do idoso ou da pessoa com deficiência a um dos Creas.
Última atualização pela SEMAS em 13/06/2024, às 17h17