Educação Especial


Informações sobre os cuidados na educação de alunos especiais

Educação Especial

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas educacionais. A Política de Educação Especial de Vitória tem como objetivo subsidiar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Público alvo

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), entende­se que os alunos com deficiências são aqueles com comprometimentos nas áreas física, intelectual ou sensorial (surdos, cegos, baixa­visão, surdo­cego); transtornos globais do desenvolvimento (autismo, sindromes do espectro autista e psicose infantil) e altas habilidades ou superdotação sendo aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes; também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Serviços

É ofertado a esses alunos da rede pública municipal, tanto no horário regular quanto no contraturno escolar, o atendimento educacional especializado. Este trabalho é realizado por professores especializados em educação especial, que dentre outras ações docentes, organizam com os demais profissionais da escola, procedimentos didáticos pedagógicos diferenciados, atuando de forma articulada na organização do trabalho destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas diferentes Unidades de Ensino do município.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O atendimento educacional especializado no contraturno (AEE) é direito de todos os alunos sendo desenvolvido pelos professores especializados, com o objetivo de eliminar as barreiras e impedimentos socioculturais a que esses alunos estão sujeitos no dia a dia.

A Política de Educação Especial no município de Vitória

Deficiências Múltiplas e Intelectual

Tem acompanhamento especifico na rede. Os alunos que apresentam uma ou mais deficiências associadas são acompanhados por uma equipe composta por profissionais que atuam na unidade escolar.

Transtornos Globais do Desenvolvimento

São aqueles que apresentam Autismo clássico, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (psicoses) e Transtornos Invasivos sem outra especificação. O processo de inclusão desses alunos ocorre por meio do trabalho articulado entre professores especializado e os demais profissionais da escola.

Salas de Recursos Multifuncionais

As escolas da rede municipal dispõem de uma Sala de Recursos Multifuncionais organizada pelo MEC, com equipamentos e materiais para o público-alvo da Educação Especial. Recursos esses que contribuem para o planejamento de ações metodológicas junto aos professores regentes fomentando e potencializando ações articuladas no turno e contraturno do aluno.

Última atualização pela SEME em 24/04/2019, às 17h31


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)