Secretaria de Gestão e Planejamento
- O que faz
- 156 Online
- Acúmulo de Cargo
- Adicional Tempo Serviço
- Admissão de Servidores
- Aposentadoria de Servidor
- Atualização de Dados
- Auxílio Doença
- Averbação Tempo Serviço
- Cadastramento PASEP
- Certidão Tempo de Serviço
- Concurso Público
- Concursos ou Processos Seletivos
- Declaração para servidor e ex-servidor
- Escola de Governo
- Estágio Probatório
- Estágios remunerados
- Estatuto e Código de Ética
- Férias
- Férias-Prêmio
- Formas de exoneração
- Licenças
- Matrícula
- Planejamento Estratégico
- Portal de Compras
- Posse e Exercício
- Prêmio Incentivo
- Protocolo Virtual
- Relatório Circunstanciado
- Salário-Família
- Tabelas Salariais
- Transferência e Cessão
- Vale-Transporte
Acumulação de cargos - Casos permitidos
O acúmulo de cargos é a situação em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública ou, ainda, percebe proventos de inatividade simultaneamente com a remuneração de cargo, emprego ou função pública que compreende todo serviço público estadual, municipal e federal, abrangendo as autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente pelo poder público.
A proibição de acumular cargos, funções ou empregos públicos remunerados está prevista no Art. 37, inciso XVI da Constituição Federal. A acumulação é permitida nos seguintes casos:
- Dois cargos de professor;
- Um cargo de professor e outro técnico-científico;
- Dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Aliado à permissão legal, deve obrigatoriamente ser observada a compatibilidade de horários, sem a qual não é possível a acumulação de cargos. A regulamentação do acúmulo de cargos é realizada conforme o disposto no Decreto Municipal nº 17.953/2019.
Última atualização pela SEGES em