Rede Bem Estar

Yuri Barichivich
Unidade de Saúde de Consolação

Desde o início de 2014, a gestão da saúde pública de Vitória utiliza o Sistema próprio de Gestão Informatizado denominado Rede Bem Estar (SGI-RBE), que interliga toda a rede municipal de saúde gerando informação em tempo real e com a utilização de assinatura digital para garantir a validade jurídica.

O objetivo é garantir informação com segurança e rapidez em qualquer equipamento da rede municipal de saúde. Com esse Sistema os registros eletrônicos em saúde são assinados, digitalmente, entendido como o repositório de informações de saúde dos indivíduos e dos atendimentos realizados, na forma processável eletronicamente, devidamente certificados e autenticados por meio de assinatura digital, tal procedimento garante a segurança das informações dos pacientes no sistema.

Por meio da Rede Bem Estar, os profissionais de saúde utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas no contexto dos serviços de saúde, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do munícipe realizado pelos profissionais de saúde. O PEP é uma solução desenvolvida e disponibilizada pela Prefeitura de Vitória por meio da SUBTI e Secretaria Municipal de Saúde. A utilização dessas tecnologias de informação e comunicação em saúde são capazes de otimizar o fluxo de atendimento, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de saúde.

Vantagens da informatização da rede de saúde

A informatização dos serviços de saúde municipal traz benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar as informações de saúde. Além disso, amplia a segurança, disponibiliza informações em tempo real para os profissionais de saúde, incluindo, registros clínicos, exames laboratoriais, exames de imagens, registros de visitas domiciliares, dentre outros. O acesso rápido do histórico do paciente agiliza e qualifica as intervenções necessárias no momento do atendimento. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico trouxe benefícios para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

Além disso, o sistema Rede Bem Estar também permite a comunicação interna entre todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde gerando relatórios de dados para várias finalidades. Seu uso evita uma série de problemas, entre eles, anotações ilegíveis, perda e extravio de documentos, rasuras e controle de acesso as informações.

A redução de custos e a otimização de recursos também são benefícios da implantação da Rede Bem Estar. Prontuários de papel não são mais necessários e, com a utilização da agenda eletrônica, é possível, já na recepção dos serviços, obter a informação se o paciente já possui uma consulta agendada seja na própria unidade ou em qualquer outra unidade do município, além de ter acesso ao histórico das últimas consultas do paciente. Por meio desse sistema o cidadão pode realizar o agendamento online de serviços de saúde, além de confirmar ou cancelar sua consulta colaborando com a ampliação da oferta de consultas.

A implantação do Sistema Rede Bem Estar (RBE) foi instituída através da Lei Municipal nº 8.601/2013 e seu funcionamento e desenvolvimento é realizado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura.

Última atualização pela SEMUS em 16/04/2024, às 16h53


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)