Revitalização do Centro
A Revitalização do Centro de Vitória é uma das ações prioritárias da administração municipal. Seu objetivo é valorizar a histórica região e reverter seu processo de esvaziamento socioeconômico e cultural, recuperando a atratividade da região central da cidade tanto como local para se viver, como para se investir. Imóveis de interesse de preservação na área têm desconto nos impostos.
Ciclovia do Cais do Porto leva mais mobilidade ao Centro
Para o sucesso da Revitalização do Centro, é indispensável a boa qualidade de locomoção pela região. Inaugurada em fevereiro de 2015, a ciclovia do Cais do Porto proporciona segurança e bem estar para os ciclistas que frequentam o bairro.
A ciclovia tem aproximadamente 800 metros e percorre toda a extensão da calçada alta do Porto de Vitória, entre as avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas. Esta ciclovia permite a ligação da ciclovia da Vila Rubim com a calçada compartilhada do Horto Mercado, na Enseada do Suá.
Antes da conclusão da ciclovia, foi realizada a drenagem da área, para impedir alagamentos no local. Anteriormente, a faixa funcionava como estacionamento, que foi transferido para o sistema de parquímetro do Centro.
Última atualização pela SETRAN em 31/07/2024, às 15h57
Patrimônio histórico - O que é
O patrimônio histórico é o conjunto de objetos, edificações, práticas, saberes e elementos naturais que representam a identidade, ação e memória de diferentes grupos sócio-culturais e são divididos em bens materiais, bens imateriais e patrimônio natural.
O patrimônio histórico edificado é um conjunto de bens materiais e tangíveis construídos pelos humanos, que representa diferentes tempos no curso da história. Designar uma edificação como um patrimônio histórico é reconhecer a sua singularidade como criação humana, valorizar os seus méritos construtivos e estilísticos, e chancelar sua importância para a memória e a identidade de um lugar, no caso aqui, da cidade de Vitória.
Revitalização Urbana
A revitalização urbana é um projeto em curso permanente na administração municipal, que visa valorizar as áreas de interesse histórico e cultural da cidade de Vitória, tais como: os bairros Centro de Vitória, Parque Moscoso, Vila Rubim, Praia do Canto, e Jucutuquara.
Esses lugares são marcados pela persistência de exemplares de arquiteturas de estilos de épocas passadas, entre as quais podem ser citadas:
- As edificações no estilo do período Brasil Colônia (1500 a 1822), como é o caso da atual sede da regional do IPHAN, no Centro;
- Mercado São Sebastião, em estilo neocolonial, localizado em Jucutuquara e construído em 1949.
Para a execução e acompanhamento das ações de revitalização foi criada, na década de 1990, a Coordenação de Revitalização Urbana (SEDEC/GPU/CRU), composta por arquitetos e urbanistas e que atua desenvolvendo e acompanhando projetos relacionados ao patrimônio edificado de Vitória.
Última atualização pela SEDEC em 30/03/2023, às 16h49
Programa identifica construções que precisam ser preservadas
Uma das ações da Coordenação de Revitalização Urbana é identificar os imóveis da capital que precisam ser preservados, como parte atuante da memória coletiva dos habitantes de Vitória.
Esses bens podem ser recuperadas por meio dos instrumentos legais disponíveis: identificação e/ou tombamento.
Em Vitória, entre os imóveis identificados como de interesse histórico e cultural e os tombados em nível federal, estadual e municipal estão quase 200 imóveis. Todos são protegidos por lei para garantir sua integridade física e incentivar a recuperação e os usos compatíveis com o imóvel. A localização dos imóveis pode ser consultada no site Geoweb Vitória.
Última atualização pela SEDEC em 30/03/2023, às 16h57
Casarão Cerqueira Lima abriga Gabinete do Centro e exposição de arte
Com mais de 100 anos de existência, o Casarão Cerqueira Lima é uma das construções históricas mais bonitas do Centro de Vitória. Localizado na região da Cidade Alta, onde está o Palácio Anchieta, o local foi transformado em galeria de arte e desde o dia 31 de julho de 2014 abriga o Gabinete do Centro.
O espaço, que conta com recepção, sala de reuniões, banheiros, jardim e estacionamento, é usado pelo Prefeito de Vitória e sua equipe para atendimento e despachos de demandas da administração municipal.
O Conselho Municipal de Cultura aprovou por unanimidade a instalação do gabinete dividindo espaço com a exposição no Casarão. As iniciativas fazem parte do projeto de resgate e valorização do Centro.
Onde fica
Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro - Ver no mapaTelefone: (27) 3132-5067
Última atualização pela SEMC em 07/06/2024, às 18h45