Conselho Municipal de Esportes
A formulação e execução da política pública de esportes em Vitória conta com a participação de um órgão colegiado, formado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada. O Conselho Municipal de Esportes (Comesp), criado pela Lei Municipal 4.213/1995 e estruturado pela Lei 4.332/1996, é vinculado à Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp).
De caráter consultivo, normativo e deliberativo, o conselho tem, dentre outras atribuições, formular a política municipal de esportes, apreciar e aprovar planos de trabalho e relatórios da Semesp e promover a valorização, a defesa e a conservação do patrimônio esportivo do município. Atualmente, o conselho passa por reformulações para atender aos interesses da sociedade e dos esportistas.
Hoje, o conselho é composto por nove membros efetivos e nove suplentes, representando o poder público municipal e a sociedade civil organizada. O mandato dos conselheiros é de dois anos e o conselho é presidido pelo titular da Semesp.
Atualmente, o poder público é representado pelas seguintes secretarias: Esportes e Lazer, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Educação. Já a sociedade civil organizada tem os seguintes representantes: Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Conselho Popular de Vitória (CPV), Associação das Federações Esportivas do Espírito Santo (Afest) e Sindicato dos Clubes.
Última atualização pela SEMESP em 13/06/2024, às 18h22