Revisão de lançamento ou revisão de nome
Revisão de lançamento do imóvel para requerer desmembramento, remembramento, lançamento de novas edificações, ocupação e outros.
Quando no recebimento da guia para pagamento do IPTU o interessado detecta divergências nos dados imóvel (areas de terreno e edificada, características da edificação, ocupação, número de pavimento, e outros).
O proprietário/possuidor ou seu representante legal deve formalizar o pedido Impugnação de Lançamento apontando de modo objetivo e inequívoco as divergências entre a situação que consta no cadastro e a real situação do imóvel até a data de vencimento da cota única do ano vigente para que a Prefeitura de Vitória conceda novos prazos para pagamento do IPTU e Taxas na finalização da revisão.
Documentos obrigatórios
- Requerimento de Revisão de Lançamento preenchido informando o motivo da impugnação, datado e assinado;
- Cópia do documento pessoal com foto;
- Para caso de representante legal, procuração juntamente com o documento pessoal do outorgado;
- Cópias dos demais documentos que se fizerem necessários para comprovação dos fatos alegados.
De posse dos documentos, protocole o pedido no site do Protocolo Virtual da Prefeitura
- Clicar em Entrada de Processos;
- Informar Usuário e Senha (se ainda não tiver será necessário clicar em Criar conta);
- Após acessar o sistema clicar no botão Novo Processo;
- Em assunto escrever IPTU - REVISÃO DE LANÇAMENTO;
- Seguir com o restante do procedimento para finalizar a criação do processo.
Atenção
O simples fato de o munícipe reclamar do valor cobrado sem que consiga indicar erro no lançamento dos dados do imóvel, não caracteriza formalização de impugnação, já que o cálculo obedece os critérios da Lei 4.476/1997 com suas atualizações.
É importante que o interessado informe seu e-mail no requerimento a fim de garantir celeridade às comunicações e/ou notificações enviadas para ele pela Secretaria de Fazenda. Após protocolar o requerimento, é possível verificar on-line o andamento do pedido.
Abertura e Consulta de Processos
-
Protocolo Online
Protocolo Virtual da Prefeitura de Vitória
Abertura de Processos, Consulta de Processos / Juntada, formulários necessários.
Somente para informações
-
Protocolo Geral
Telefone: (27) 98185-0233
E-mail: protocoloeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das às . -
Protocolo CIAC
Telefone: (27) 98144-0984
E-mail: protocolociaceira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das às .
-
SEMFA/GCM/CCI - Cadastro Imobiliário
Telefone fixo: (27) 3382-6335
Telefone celular: (27) 98125-0226 (WhatsApp) e (27) 98125-0153
E-mail: imobiliario.cadastroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Atendimento presencial mediante prévio agendamento: Agendar atendimento
Revisão de Nome por meio de Declaração de Posse
Realizada somente nos casos em que há inexistência de documento que comprove a aquisição de imóvel, isto é sem comprovação de registro junto ao Cartório de Registro Geral de Imóveis-RGI
Quando NÃO é possível requerer a revisão de posse
- Imóvel com registro no Cartório de Registro Geral de Imóveis-RGI;
- Imóvel lançado em nome do casal, não será permitida a exclusão do nome do cônjuge falecido, devendo orientar a(o) esposa(o) abrir inventário;
- Quando há existência de débitos ativos ou parcelados no imóvel;
- Quando o imóvel estiver lançado em nome de espólio, pois trata-se de bem componente de herança.
Documentos obrigatórios
- Requerimento de Revisão de Nome/Posse preenchido, datado e assinado;
- Declaração de Posse preenchida de forma legível, sem rasuras e assinada pelo requerente (atual possuidor) e 2 (duas) testemunhas;
- Documentos de identificação com foto do requerente e das testemunhas para conferência das assinaturas;
- Para caso de representante legal, documento de procuração (Art. 654, § 1º do Código Civil), com poderes de representação perante a administração pública, com os documentos de identificação do outorgante e outorgado;
- Comprovante de residencia indicando o endereço do imóvel objeto do pedido (talão de luz, telefone, declaração da Unidade de Saúde do bairro) dos 03 (três) últimos meses.
- Certidão de casamento e documento pessoal do cônjuge, se casado;
- Certidão de Óbito do cônjuge, se viúvo;
- Certidão de casamento com averbação do divórcio, se divorciado;
- União estável, apresentar documento comprobatório.
De posse dos documentos, protocole o pedido no site do Protocolo Virtual da Prefeitura
- Clicar em Entrada de processo;
- Informar Usuário e Senha (se ainda não tiver será necessário clicar em Criar conta);
- Após acessar o sistema clicar no botão Novo Processo;
- Em assunto escrever REVISÃO DE NOME/POSSE DO CADASTRO IMOBILIÁRIO;
- Seguir com o restante do procedimento para finalizar a criação do processo.
Atenção
O simples fato de o munícipe reclamar do valor cobrado sem que consiga indicar erro no lançamento dos dados do imóvel, não caracteriza formalização de impugnação, já que o cálculo obedece os critérios da Lei 4.476/1997 com suas atualizações.
É importante que o interessado informe seu e-mail no requerimento a fim de garantir celeridade às comunicações e/ou notificações enviadas para ele pela Secretaria de Fazenda. Após protocolar o requerimento, é possível verificar on-line o andamento do pedido.
Abertura e Consulta de Processos
-
Protocolo Online
Protocolo Virtual da Prefeitura de Vitória
Abertura de Processos, Consulta de Processos / Juntada, formulários necessários.
Somente para informações
-
Protocolo Geral
Telefone: (27) 98185-0233
E-mail: protocoloeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das às . -
Protocolo CIAC
Telefone: (27) 98144-0984
E-mail: protocolociaceira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá - Ver no mapa
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das às .
Última atualização pela SEMFA em 30/10/2024, às 08h09