Secretaria de Cultura
- O que faz
- A Arte é Nossa
- Artesanato Capixaba
- Artesanato em Madeira
- Artesanato em Metal
- Artes na Praça
- Biblioteca Pública
- Blocos Carnavalescos
- Cadastramento de artistas
- Carnaval do Sambão
- Casas de Estuque
- Catraeiros
- Centro histórico
- Circuito Cultural
- Comidas típicas
- Conselho Municipal de Cultura
- Estúdio Musical
- Eventos tradicionais
- FAFI - Cursos oferecidos
- FAFI - Prédio
- Forte São João
- História de Vitória
- História do carnaval
- História do carnaval Capixaba
- Hortomercado
- Lei Rubem Braga
- Monumentos culturais
- Museus
- Oficinas do Mucane
- Ônibus turístico
- Orla de Camburi
- Patrimônio histórico e cultural
- Plano de Cultura
- Política cultural da cidade
- Publicações da Prefeitura
- Redes de Pesca
- Rua da Lama
- Símbolos Municipais
- Triângulo das Bermudas e Rua Viva
- Visitar Centro Histórico
Theatro Carlos Gomes


O Theatro Carlos Gomes foi construído em um período de importantes mudanças urbanas em Vitória, durante o governo de Florentino Avidos (1924-1928). Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, sofreu danos devido a um incêndio, levando o governo a aproveitar a oportunidade para expandir a Praça Costa Pereira e abrir a Rua Sete de Setembro. Comprometido com o município, o governo estadual assumiu a responsabilidade de construir um novo teatro no local.
Assim, o Theatro Carlos Gomes foi erguido por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. Durante a construção, as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene foram reutilizadas para sustentar os balcões e galerias do novo teatro. Concluído em janeiro de 1927, o teatro foi projetado em um estilo arquitetônico eclético.
Com a crise do café em 1929, o teatro foi arrendado a uma empresa particular e começou a ser utilizado também como cinema. Posteriormente, foi vendido ao governo estadual, que passou a administrá-lo. Em 1970, o teatro passou por uma extensa restauração devido à instabilidade do terreno, já que foi construído em uma área de aterro sobre o mar. Em reconhecimento à sua importância histórica e cultural, o Theatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
Onde fica
Praça Costa Pereira - Centro - Ver no mapaTelefones: (27) 3132-8396 e 3132-8399
Última atualização pela SEMC em