Secretaria de Cultura
- O que faz
- A Arte é Nossa
- Artesanato Capixaba
- Artesanato em Madeira
- Artesanato em Metal
- Artes na Praça
- Biblioteca Pública
- Blocos Carnavalescos
- Cadastramento de artistas
- Carnaval do Sambão
- Casas de Estuque
- Catraeiros
- Centro histórico
- Circuito Cultural
- Comidas típicas
- Conselho Municipal de Cultura
- Estúdio Musical
- Eventos tradicionais
- FAFI - Cursos oferecidos
- FAFI - Prédio
- Forte São João
- História de Vitória
- História do carnaval
- História do carnaval Capixaba
- Hortomercado
- Lei Rubem Braga
- Monumentos culturais
- Museus
- Oficinas do Mucane
- Ônibus turístico
- Orla de Camburi
- Patrimônio histórico e cultural
- Plano de Cultura
- Política cultural da cidade
- Publicações da Prefeitura
- Redes de Pesca
- Rua da Lama
- Símbolos Municipais
- Triângulo das Bermudas e Rua Viva
- Visitar Centro Histórico
Convento São Francisco e Capela Nossa Senhora das Neves


O Convento São Francisco foi erguido no final do século XVI pelos padres franciscanos, atendendo a um pedido do segundo donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho Filho. Junto à igreja dedicada a São Francisco de Assis, o complexo incluía o monastério, onde os frades viviam em recolhimento, oração, trabalho e estudos, além da Capela da Ordem Terceira da Penitência. Este foi o primeiro convento franciscano construído na região Sul do Brasil Colônia.
Posteriormente, um cemitério municipal foi adicionado ao conjunto, permanecendo em uso até 1908. Nas proximidades, uma capela dedicada a Nossa Senhora das Neves foi convertida em necrotério. A estrutura da capela, em estilo colonial, ainda existe dentro do convento até os dias de hoje.
O convento foi um importante centro de atividades religiosas, abrigando várias irmandades, incluindo a Irmandade de São Benedito, que promovia festas e procissões na cidade. Com o tempo, o convento foi utilizado para diversos fins, como escola e enfermaria durante as epidemias do século XIX.
Ao longo do século XX, o convento teve diversos usos, incluindo um orfanato, residência episcopal, rádio, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Atualmente, é sede da Cúria Metropolitana e de várias entidades ligadas à Igreja Católica.
O frontispício do convento, reformado em 1744 e 1784, é o que resta da estrutura original. Em reconhecimento à sua importância histórica, o convento foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, marcando o espaço como o local onde foi construído o primeiro convento franciscano na Região Sul do Brasil Colônia.
Última atualização pela SEMC em