Catedral Metropolitana de Vitória

Arquivo PMV/Secom
Catedral - Centro de Vitória

A história da Catedral Metropolitana de Vitória remonta ao século XVI, quando uma capela foi provavelmente construída por volta de 1550, tornando-se um marco central na então Vila de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente uma capela simples, seu local de fundação é considerado o ponto inicial da cidade.

No início do século XVIII, a capela foi elevada à categoria de igreja matriz, mas ao final do mesmo século, devido ao seu estado precário, foi demolida para dar lugar a uma nova igreja matriz, que existiu até 1918. Esta segunda igreja, ainda em estilo colonial, foi designada como catedral com a criação da Diocese do Espírito Santo em 1895, sob o episcopado de Dom João Batista Correia Néri.

Samira Gasparini
Missa na Catedral Metropolitana de Vitória

No entanto, devido ao aumento da população e à necessidade de uma estrutura mais adequada, essa igreja foi demolida para dar lugar à construção da atual Catedral Metropolitana de Vitória. As obras começaram em 1920 e foram concluídas em 1970, resultando em uma majestosa estrutura que se destaca na paisagem urbana da cidade.

Projetada pelo arquiteto Paulo Motta, que também foi responsável pelo projeto do Parque Moscoso, a catedral passou por várias modificações ao longo dos anos, contando com a colaboração de diversos artistas e arquitetos. Sua arquitetura eclética, com características neogóticas, e os belos vitrais em suas paredes a tornam um símbolo importante da cidade de Vitória.

Em reconhecimento à sua importância histórica e arquitetônica, a Catedral Metropolitana foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

Visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas.

Onde fica

Praça Dom Luiz Scortegagna - Centro - Ver no mapa
Telefone: (27) 3223-0590

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)