Emprego


Desde a emissão da carteira de trabalho até o requerimento do seguro-desemprego, passando por programas de inserção no mercado, a Prefeitura presta assistência adequada para o desenvolvimento da vida profissional dos cidadãos.

Agência realiza intermediação de mão de obra e capacitação do trabalhador

A Agência Municipal do Trabalhador é um espaço destinado à orientação sobre a área do trabalho. Criada em 2008 pela Prefeitura de Vitória por meio de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a agência assumiu as funções da unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine) na capital.

Desde então, a Agência do Trabalhador passou a atuar na gestão de todas as ações nas áreas de trabalho, emprego e renda, em serviços como intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego, capacitação do trabalhador e outros.

A abertura da agência seguiu a Resolução Federal 466/2005, que abre espaço para municípios com mais de 300 mil habitantes assumirem a gestão plena de unidades do Sine-ES.

Antes da Resolução 466/2005, o Sine-ES estava sob a responsabilidade do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Serviços oferecidos

Onde fica

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27)3132-5310

Última atualização em 12/04/2019, às 18h06

Cursos qualificam para mercado de trabalho

Foto Divulgação
Curso de marcenária
Elizabeth Nader
pescador

A Prefeitura de Vitória promove cursos de qualificação, reprofissionalização, certificação e elevação da escolaridade dos moradores de Vitória em situação de desemprego, subemprego, trabalho pouco qualificado e/ou risco social.

O objetivo da qualificação é o ingresso, aprimoramento ou retorno ao mercado de trabalho.

Os cursos de qualificação são voltados para um público com idade a partir de 16 anos e escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental.

A oferta atende a 14 arcos ocupacionais, contemplando 44 cursos com carga horária média de 320 horas.

O arco ocupacional é um modelo de formação no qual o aluno cursa uma área profissional, mas aprende quatro ocupações, aumentando as suas chances de inserção no mundo do trabalho.

Os conteúdos incluem cidadania, português e matemática, além das disciplinas específicas dos cursos profissionalizantes.

Arcos ocupacionais

  • Administração;
  • Artesanato;
  • Culinária;
  • Comércio;
  • Comunicação;
  • Confecção;
  • Imagem Pessoal;
  • Informática;
  • Marcenaria;
  • Mecânica;
  • Metal Mecânica;
  • Pesca;
  • Serviços;
  • Turismo e Hospitalidade.

Última atualização em 12/04/2019, às 18h08

Agência inscreve para mercado de trabalho

Elizabeth Nader
Mulher segura carteira de trabalho na mão

Trabalhadores e empregadores são os públicos-alvo da Agência Municipal do Trabalhador (AMT), que realiza a intermediação de mão de obra, isto é, o cruzamento da necessidade de preenchimento de uma vaga de emprego com a de um trabalhador que procura por uma colocação no mercado de trabalho.

O trabalhador pode cadastrar-se gratuitamente no Sine e, a partir disso, é feito o encaminhamento do candidato às empresas para que elas realizem a seleção.

As empresas que necessitem contratar funcionários podem, de forma ágil e gratuita, solicitar à Agência Municipal do Trabalhador (AMT) o encaminhamento de candidatos para seleção, de acordo com o perfil por elas estabelecido.

A seleção desses candidatos é feita na empresa ou, caso o empreendedor deseje, em uma sala na própria agência.

Para realizar a intermediação de mão de obra, é utilizado o sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego, com acesso por meio do portal MTE Mais Emprego. Nesse portal, é possível cadastrar-se como trabalhador ou empregador, oferecer vagas de emprego e consultar as disponíveis no mercado.

Cadastro do trabalhador

Qualquer trabalhador pode se cadastrar no Sine, cujo cadastro é de âmbito regional, abrangendo os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Para se cadastrar no sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), basta comparecer à Agência Municipal do Trabalhador, portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (original);
  • CPF (original);
  • Carteira de Trabalho (original);
  • Número de inscrição no PIS/PASEP;
  • Comprovantes de residência e de escolaridade.

Os documentos do candidato tem que ser originais.

Observação: Para o cadastro presencial as senhas para atendimento são distribuídas até as 16h30.

O cadastro pode ser feito também pela internet, por meio do portal MTE Mais Emprego. No portal, há todas as explicações necessárias de como proceder o cadastro. Para realizar o cadastramento pela internet, também são exigidos os mesmos documentos listados acima. Sem eles, não pode ser realizado o cadastro e, sem o cadastro, o trabalhador não pode ser encaminhado à vaga de emprego.

Cadastro de vaga de emprego/solicitação de mão de obra

Para que seja solicitado o encaminhamento de um trabalhador pelo Sine, é necessário que a empresa ou pessoa física faça, em primeiro lugar, o seu cadastro no portal MTE Mais Emprego, informando dados como CNPJ ou CPF e e-mail para contato. Feito o cadastro, o empregador pode utilizar o mesmo portal para efetuar a solicitação de mão de obra, informando os pré-requisitos necessários para a ocupação da vaga, como tempo de experiência e escolaridade. Para indicar a oferta de vagas, o empregador ainda pode comparecer à agência, ligar para o telefone (27) 3132-5310 ou enviar e-mail para emprego@correio1.vitoria.es.gov.br.

O serviço de cadastro de vaga e solicitação de mão de obra é gratuito. As únicas responsabilidades do solicitante são a devolução da carta de encaminhamento do trabalhador preenchida, assinada e com carimbo da empresa e a comunicação imediata à agência, caso a vaga seja preenchida por outros meios ou haja desistência da contratação.

Encaminhamento ao emprego

Uma vez selecionado, o candidato deve comparecer à agência para receber a carta de encaminhamento, contendo o contato da empresa, o horário e o local da seleção.

Cada candidato poderá receber três encaminhamentos para entrevista com o empregador.

O trabalhador somente poderá concorrer à nova entrevista de emprego caso desista da vaga ao qual se candidatou, queira outra oportunidade enquanto aguarda a resposta de processo de seleção ou ainda se não tiver sido escolhido.

Atendimento Psicossocial

A AMT disponibiliza para o trabalhador o serviço de uma equipe psicossocial. Essa equipe, formada por um psicólogo, uma assistente social e uma terapeuta ocupacional, desenvolve ações com intuito de qualificar os encaminhamentos realizados, oferecendo ao empregador mais elementos e parâmetros para a seleção dos candidatos encaminhados e, ao candidato, a oportunidade de conhecer mais a fundo suas aptidões.

Onde fica

Casa do Cidadão - Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3132-5310
Distribuição de senhas até às 16h30.

Última atualização em 12/04/2019, às 18h12

Programa Adolescente Aprendiz prepara jovens para o mercado de trabalho

Divulgação Semcid
Adolescente Aprendiz

Com o objetivo de realizar a inserção de adolescentes no mercado de trabalho formal, a Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), subordinada à Gerência de Encaminhamento ao Mercado e vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), desenvolve basicamente quatro ações:

  • Atendimento inicial a partir da realização de cadastro dos adolescentes com idade de 14 a 17 anos, moradores e estudantes de Vitória depois da apresentação de todos os documentos pessoais (RG, Carteira de Trabalho, CPF, Comprovante de Residência e Declaração escolar);
  • Articulação com empresas e instituições parceiras, buscando parcerias com instituição privadas vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e Instituições de aprendizagem, como, por exemlo, CIEE e Gênesis, COEP, IBDH, Cesan, Senai e Senac,entre outros;
  • Palestra de orientação ao mercado de trabalho: fornece orientação de como se comportar em uma entrevista de emprego, entendimento do trabalho em equipe, noções de Marketing pessoal, Ética Profissional e Esclarecimento sobre a Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem);
  • Articulação com empresas e instituições parceiras, buscando parcerias com instituição privadas vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e Instituições de aprendizagem (CIEE e Gênesis);
  • Seleção e encaminhamento para entrevista de emprego. De acordo com a solicitação das empresas, a coordenação de apoio ao jovem trabalhador faz a intermediação do adolescente (munícipe de Vitória)  selecionando o que mais se adequa ao perfil da vaga ofertada.

Como e onde se Cadastrar

As inscrições são realizadas na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h.

Lei da aprendizagem

A Lei 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes.

Mais informações

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27)  3382-5484 e 98125-0937
 

Última atualização em 04/09/2023, às 14h12

Vitória tem agência de emprego especial para pessoas com deficiência

Carlos Antolini
Curso de informática para pessoas portadoras de deficiência

Desde setembro de 2013, Vitória conta com uma Agência Municipal do Trabalhador especializada para pessoas com deficiência. O Sine especial funciona no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD), no Bairro Segurança do Lar.

A agência encaminha o trabalhador para o mercado, habilita desempregados para receber o seguro-desemprego, orienta sobre o Programa Menor Aprendiz e oferece cursos de qualificação específicos para quem tem algum tipo de deficiência.

No local, também são promovidas oficinas profissionalizantes durante todo o ano, como técnicas de artesanato, massagem e informática, e palestras sobre o mercado de trabalho e a busca do primeiro emprego.

Atendimento do Sine

Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, toda quarta-feira, das 8 às 16 horas

Última atualização em 11/04/2019, às 18h04

Saiba como requerer o seguro-desemprego

Elizabeth Nader
Atendimento na Agência Municipal do Trabalhador

O seguro é um benefício de assistência financeira temporária oferecido ao trabalhador que ficou desempregado. O benefício varia de acordo com a faixa salarial e pode ser pago em até cinco parcelas, conforme o tempo de trabalho do beneficiário.

Para ter acesso ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa fazer o agendamento on-line, em agendamento.vitoria.es.gov.br e escolher o item “Trabalhador” e em seguida “Seguro-desemprego” e clicar em “Próximo” e seguir o passo a passo.

Será preciso fornecer o nome completo, o CPF e um número de telefone. O agendamento é pessoal e intransferível. Serão realizados 60 agendamentos diários. Após o agendamento, no dia marcado, o trabalhador para dar entrada e ter acesso ao seguro-desemprego deverá comparecer à Agência Municipal do Trabalhador (AMT) munido dos seguintes documentos originais:

  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Requerimento de seguro-desemprego via WEB, fornecido pela empresa
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), fornecido pela empresa;
  • Comprovante de saque do FGTS ou extrato analítico de conta do FGTS atualizado (fornecido pela Caixa Econômica Federal);
  • Comprovantes de escolaridade e residência.

A documentação é analisada por um atendente da AMT e, estando corretas as informações, é encaminhada para a habilitação do seguro. Cada caso é analisado com base nos critérios para concessão do benefício estipulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em caso de deferimento, define-se o valor mensal e por quanto tempo o trabalhador receberá o benefício.

O valor mensal mínimo a ser concedido ao trabalhador é de um salário mínimo e o máximo, de dois salários mínimos. Já o número de parcelas varia entre três e cinco. Mais informações na página da internet do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais informações: (27) 3132-5310.

Última atualização em 12/04/2019, às 18h22


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)