Arquivo Público guarda parte importante da história de Vitória

Samira Gasparini
Arquivo Público Municipal

O Arquivo Público Municipal reúne em seu acervo vasta quantidade de documentos do município, tais como jornais dos séculos XIX e XX, ofícios, petições, requerimentos, documentos contábeis, além de fotografias, filmes e negativos de vídeo, dentre outros que foram acumulados durante a vida administrativa de Vitória.

No local também podem ser encontrados processos administrativos, documentos de pessoal como folha de ponto e frequência, documentos relativos a óbitos, informações de imóveis, mapas, plantas, projetos, leis, decretos, resoluções e autógrafos de lei.

O acervo é constituído de obras raras e tem cerca de 2.550 metros lineares de documentos, não incluindo aqueles que estão acondicionados em caixas de arquivo, como livros, mapas e plantas, entre outros.

O Arquivo Público Municipal tem como missão coordenar e desenvolver a política e a gestão arquivística de documentos da Prefeitura, agilizando o acesso às informações produzidas pela administração municipal, contribuindo para a eficiência administrativa. Além disso, destina-se a preservar a memória institucional para servir como referência, informação, prova ou fonte de pesquisa.

Entre as suas atividades, estão o atendimento ao cidadão e à Prefeitura, o apoio à gestão documental, a elaboração de instrumentos de pesquisa, a higienização e conservação de documentos, a transcrição de manuscritos e a educação patrimonial e ambiental em arquivos.

Arquivo Público Municipal de Vitória

Onde fica

As consultas podem ser feitas no local com uso de luvas e máscaras, disponibilizadas na instituição. O Arquivo Público é aberto ao público em geral.

Rua Amélia da Cunha Ornella, 295, Bento Ferreira, Vitória - Ver no mapa
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas
Mais informações: (27) 3225-8396 / ageral@correio1.vitoria.es.gov.br

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)