Segurança Urbana


A segurança urbana em todo o município de Vitória é garantida por ações específicas de proteção aos cidadãos. Uma delas é o Botão do Pânico, usado em situações de emergência por mulheres em situação de violência doméstica. Seguindo a marca da Gestão Participativa, reuniões com a sociedade e representantes políticos, como o Gabinete de Gestão Integrada discutem ações para a segurança da cidade.

Pronasci: Política de segurança integrada com atividades sociais

Marcos Salles
Lancamento do Pronasci Territorio de Paz

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) é a coordenadora, na Prefeitura de Vitória, do convênio de Cooperação Federativa com o Ministério da Justiça que visa à implementação de projetos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) na capital.

O Pronasci articula as políticas de segurança com atividades sociais; prioriza ações preventivas e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de controle e repressão.

O programa tem como meta trabalhar com jovens de 15 a 24 anos em situação de risco ou em conflito com a lei, presos ou egressos do sistema prisional. Entre os principais eixos destacam-se a formação e valorização dos profissionais de segurança pública e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Última atualização pela SEMSU em 11/07/2024, às 14h04

Batedores da Guarda Civil garantem deslocamento seguro de autoridades

Fernanda Neves
Batedores da Guarda Municipal

O Grupamento de Batedores da Guarda Civil Municipal é composto por 20 agentes de trânsito, que possuem treinamento específico para a função. O grupo é responsável por garantir o deslocamento seguro de todas as autoridades nacionais e internacionais que visitam a cidade, já tendo prestado esse serviço, por exemplo, para Presidentes da República, em visita ao Estado, e diversos ministros.

O trabalho dos batedores é realizado por meio de motocicletas e consiste em enviar agentes adiantados em relação ao comboio para fechar os cruzamentos em que os veículos irão passar. Esses agentes são chamados de "ponta de lança", pois são os primeiros a alterar a dinâmica do trânsito no percurso em que o comboio irá passar. Para minimizar o risco de acidentes, até mesmo a tráfego de pedestres é interditado.

À frente do comboio está o motociclista responsável por manter a velocidade constante de
todos os veículos, sendo chamados de "reguladores". Atrás ficam os "cerra-filas", agentes que têm o dever de segurar o fluxo de veículos e impedir a entrada de outros carros no comboio.

Última atualização pela SEMSU em 10/07/2024, às 17h02


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)