Secretaria de Cultura
- O que faz
- A Arte é Nossa
- Artesanato Capixaba
- Artesanato em Madeira
- Artesanato em Metal
- Artes na Praça
- Biblioteca Pública
- Blocos Carnavalescos
- Cadastramento de artistas
- Carnaval do Sambão
- Casas de Estuque
- Catraeiros
- Centro histórico
- Circuito Cultural
- Comidas típicas
- Conselho Municipal de Cultura
- Estúdio Musical
- Eventos tradicionais
- FAFI - Cursos oferecidos
- FAFI - Prédio
- Forte São João
- História de Vitória
- História do carnaval
- História do carnaval Capixaba
- Hortomercado
- Lei Rubem Braga
- Monumentos culturais
- Museus
- Oficinas do Mucane
- Ônibus turístico
- Orla de Camburi
- Patrimônio histórico e cultural
- Plano de Cultura
- Política cultural da cidade
- Publicações da Prefeitura
- Redes de Pesca
- Rua da Lama
- Símbolos Municipais
- Triângulo das Bermudas e Rua Viva
- Visitar Centro Histórico
Igreja São Gonçalo


No local onde hoje está erguido o templo, havia uma capela dedicada à Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte, construída pela Irmandade de mesmo nome. Em 1715, a irmandade solicitou ao bispado a autorização para a construção de uma nova igreja, dedicada a São Gonçalo Garcia. Esta igreja, construída em pedra e cal, teve sua conclusão em 6 de novembro de 1766 e foi consagrada ao santo português pelo padre Antônio Pereira Carneiro e pelo vigário Antônio Xavier da Vila de Vitória.
Inicialmente, o orago da igreja foi escolhido devido à identificação do próprio grupo que a fundou, composto por mulatos, assim como São Gonçalo. Porém, ao longo do tempo, a igreja começou a ser associada à imagem do santo como protetor dos casamentos.
O templo apresenta características barrocas em sua fachada e altar-mor, com entalhes em madeira pintados a ouro. No entanto, embora tenha havido uma tentativa de manutenção do estilo barroco por meio das curvas e contracurvas na arquitetura, não é possível afirmar com certeza que pertença a esse estilo, provavelmente se aproximando mais do século XIX.
Dentro da igreja, encontram-se duas preciosas imagens portuguesas do século XVII, provenientes da antiga Igreja de São Tiago (atual Palácio Anchieta): Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier.
Conhecida como a "igreja dos casamentos duradouros", a igreja de São Gonçalo serviu como sede paroquial e exerceu as funções de Catedral após a desapropriação da Igreja de São Tiago e a demolição da antiga Igreja Matriz. Sua importância histórica e arquitetônica levou ao tombamento pelo IPHAN em 1948
Onde fica
Rua São Gonçalo - Centro - Ver no mapaTelefone: (27) 3233-2856
Última atualização pela SEMC em