Publicada em 20/07/2017, às 12h15

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Leo Vais

Idosos podem pedir desconto de 75% no pagamento do IPTU


André Sobral
Carnê IPTU 2017
Contribuintes com idade superior a 60 anos ou aposentados por invalidez e que preencherem os requisitos podem pedir desconto no IPTU

Ter idade superior a 60 anos ou ser aposentado por invalidez, possuir um único imóvel (desde que more nele), ter renda familiar mensal não superior a cinco salários mínimos e pagar em cota única até a data de vencimento. Atendendo a esses requisitos, contribuintes de Vitória podem pedir desconto de 75% no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) de 2018. A lei determina que o pedido de desconto deve ser feito todo ano, até 30 de novembro.

Veja quem tem direito à isenção do IPTU

Para pedir a redução, o interessado deverá preencher o formulário Requerimento de Redução de IPTU, acompanhado de documentos, e entregar, até 30 de novembro, na Central de Atendimento ao Contribuinte - IPTU. A lei determina ainda que o pedido de desconto deve ser feito todo ano.

O espaço está localizado no térreo do Palácio Municipal (avenida Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira), e funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. A entrega de senhas se encerra às 18 horas.

 Agendamento 

Idosos que moram em Vitória podem agendar o atendimento para pedir desconto no pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) de 2018. O sistema de agendamento gera o horário de atendimento no dia escolhido e o contribuinte deve comparecer à Central de Atendimento ao Cidadão - IPTU pelo menos 15 minutos antes do horário marcado para evitar atrasos ou perda do agendamento.

Clique aqui e faça seu agendamento

O não comparecimento no horário marcado acarretará a perda do agendamento eletrônico e a falta dos documentos exigidos impossibilitará a continuidade do atendimento. Nesse caso, o contribuinte deve fazer outro agendamento.  

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)