Publicada em 06/09/2022, às 14h35

Por Brunella França, com edição de Fernanda Sant'Anna

Com a colaboração de Luis Oliveira

Pé de livro: crianças, famílias e educadores têm roda de leitura ao ar livre


Luis Oliveira
Cmei Ocarlina Nunes Andrade
Familiares e alunos reunidos para o projeto "Pé de Livro (ampliar)
Luis Oliveira
Cmei Ocarlina Nunes Andrade
Pátio do Cmei preparado para o início do projeto

Todo ano, crianças e comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) "Ocarlina Nunes Andrade", que fica no bairro São Cristóvão, esperam ansiosos pelo tradicional projeto "Pé de Livro". Uma iniciativa que envolve as crianças, seus familiares e os profissionais que atuam na unidade de ensino em um universo de imaginação e criatividade, ao ar livre.

A ação pedagógica reúne todas as turmas, do grupo 1 ao 6, em um momento de contação de histórias, leituras e apresentações lúdicas. Diversos livros da literatura infantil são arrumados em cestas, que são penduradas nas mangueiras que ficam no pátio da unidade de ensino. Tapetes, almofadas e tecidos coloridos ajudam a colorir o cenário acolhedor.

Dessa forma, as crianças e suas famílias têm liberdade para escolher a leitura de sua preferência, e vivenciam momentos afetivos que ficam marcados na memória. Jaqueline Gonçalves, mãe de Joaquim e Helena, agradeceu à escola pela oportunidade.

"Gosto muito do projeto "Pé de Livro", pois nos permite viver um momento único, lendo com nossos filhos no Cmei de forma descontraída, agradável e divertida", disse.

Daiany Costa e Josué dos Santos, pais de Daniel e Débora, também fizeram questão de ir até a escola e vivenciaram um momento pra lá de especial com os filhos.

"Nossa família foi privilegiada com a acolhida em mais uma preciosa ação promovida pelo Cmei. O "Pé de Livro" tem sido um momento singular na vida de nossos filhos na Educação Infantil. Esse projeto promove o incentivo à leitura, integra família e escola e gera lindas memórias afetivas com nossas crianças. Registro aqui nossa gratidão à equipe envolvida que preparou com carinho cada detalhe", disseram.

Pé de Livro

A equipe escolar do Cmei tem a prática de utilizar a contação de histórias e o manuseio dos livros para incentivar as crianças a ter curiosidade pela leitura e aprender com os conhecimentos de cada obra literária. Pedagoga na unidade de ensino e diretora em exercício, Guida Mesquita falou sobre os benefícios do projeto, que já está em sua 7ª edição.

"Os benefícios são vários pelo fato de aproximar as famílias da unidade de ensino, nas interações dialógicas e afetivas, além de oportunizar a leitura de forma agradável, deitados ou sentados nos tapetes debaixo do pé de manga. São fatores que ajudam a estabelecer a afetividade entre crianças e familiares, dentro do ambiente escolar", explicou.

Pequenos leitores

Além disso, o projeto tem por objetivo incentivar o gosto e o hábito pela leitura desde a primeira infância, contribuindo na compreensão da leitura de mundo que cerca o universo infantil, estimulando o uso de diversas linguagens na potencialização do trabalho integrado entre os diversos autores em um projeto unificado, como explicaram as pedagogas Geovana Velame, Lessandra Brandão e Larissa Lugão.

"Esse projeto está relacionado com o projeto institucional do Cmei que é sobre literatura. O nosso intuito com o projeto Pé de Livro é proporcionar a leitura desde cedo e incentivar a família a perceber que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer aos seus filhos é a apropriação do conhecimento, sendo a leitura a principal ferramenta desse saber", disseram. 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)