Secretaria de Segurança Urbana


A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, tendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da Capital com segurança pública e viária.

A GCMV conta com a tecnologia sendo aliada no trabalho operacional, com câmeras, reconhecimento facial, Cerco Inteligente, Cerco Móvel, ferramentas geridas pela Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom).

De forma transversal, a Semsu trabalha com outras pastas, garantindo ações educativas de trânsito, de combate à violência contra a mulher, de combate ao abuso e exploração sexual infantil, entre outros temas.

Guarda Civil Municipal de Vitória - GCMV

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) é uma instituição que trabalhar pela garantia da segurança pública em Vitória, trabalhando em caráter preventivo e ostensivo contra a violência urbana, cumprimento de mandados de prisão, operações de fiscalização para combater atividades clandestinas, coordenação e fiscalização do trânsito, entre outras atividades.

A GCMV tem atuação de agentes nos grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), da Ronda Ostensiva Municipal, de Trânsito, e Tático Operacional de Trânsito. Os agentes fazem patrulhamento 24 horas.

Ronda Ostensiva Municipal - Romu

Com o objetivo de valorizar a instituição Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana criou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), uma equipe especial para atuar, inclusive, em situações de conflito.

Com agentes na atividade operacional, a Romu possui uma base, no bairro Goiabeiras. O grupamento utiliza uniforme tático, que garante melhor conforto térmico, aumentando a eficiência e concentração em patrulhamentos.

A camuflagem digital urbana permite melhor segurança em progressão em locais de alto risco, joelheiras asseguram segurança e conforto em posições heterodoxas de tiro, e destacam os chamados Romunianos, do efetivo comum, trazendo maior motivação ao efetivo, permitindo um trabalho de melhor qualidade entregue ao cidadão capixaba. Os agentes passaram a ser capacitados para uso de armas longas, hoje também usadas pelo Gaop.

Gerência de Inteligência e Integração

Para dar apoio ao trabalho da GCMV, foi criada, em 2021, a Gerência de Inteligência e Integração, que já foi responsável por informações que resultaram em diversas prisões em ações da instituição, ou integrada com outras forças de segurança.

A integração com outras instituições de segurança dão suporte para manter a ordem na segurança pública da Capital. Em setembro de 2021, foi assinado um acordo de cooperação-técnica com a Polícia Federal, de forma inédita enquanto Guarda Municipal, em uma força-tarefa contra o crime organizado no Espírito Santo. Alguns agentes cursaram aulas com membros da Drug Enforcement Administration (DEA).

Coordenação de Operações Especiais de Trânsito - COET e Grupamento Tático Operacional de Trânsito - GTO

Em 2021 foi criada a Coordenação de Operações Especiais de Trânsito (COET), uma equipe especializado para fiscalizações específicas, inédito a nível municipal e estadual no Brasil, em relação ao trânsito, operacionalmente na rua chamada de Grupamento Tático Operacional de Trânsito (GTO). Apenas a Polícia Rodoviária Federal possui um grupamento com essas características. Operações de trânsito dentro dos bairros, mapeamento dos pontos de maior número de acidentes e criação de equipe de motociclistas para respostas rápidas.

Conheça os serviços oferecidos ao cidadão por esta Secretaria. 


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)