Publicada em 14/01/2022, às 16h35 | Atualizada em 14/01/2022, às 16h40

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Covid: Vitória abre agendamento para vacinação em crianças


Jansen Lube
Vacinação COVID-19

Mais um grupo começa a ser imunizado na capital. A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, nesta sexta-feira (14), às 19 horas, agendamento para a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Vitória tem 31.734 crianças nessa faixa etária.

Serão disponibilizadas 1.750 vagas e o agendamento pode ser feito por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

A vacinação ocorre neste sábado (15) no Maanaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha e Unidade de Saúde Santo André, das 12 às 18 horas.

De acordo com a Resolução CIB 011/22, poderão ser vacinadas:

Crianças de 05 a 11 anos com comorbidades

Entre as principais comorbidades estão: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doença neurológica crônica, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática.

Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente

Define-se pessoa com deficiência permanente a que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. O grupo prioritário contempla as pessoas com as seguintes deficiências permanentes: 

  • Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo;
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos;
  • Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. 

No momento da vacinação deve ser apresentado laudo médico com a descrição da comorbidade e/ou deficiência, caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

Crianças com 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias)

No momento da vacinação deve ser apresentada a caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

A criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)