Imprensa
Educação: obras da Emef Paulo Roberto, em São Benedito, entram na fase final
Publicada em | Atualizada em
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
A comunidade do bairro São Benedito está perto de realizar um sonho que já dura quase 40 anos. As obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes estão 90% concluídas, e a unidade será entregue para os alunos ainda no primeiro semestre de 2025. Nesta segunda-feira (03), foi iniciada a concretagem da quadra poliesportiva da escola.
O prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou o início dos trabalhos, junto a secretária de Educação, Juliana Rohsner, e o secretário de Obras, Gustavo Perin. O prefeito destacou a realização da obra que passou por várias gestões e, finalmente, será entregue para a comunidade.
"É uma obra que desafiou várias gestões, com quase 40 anos de promessas e que nós estamos transformando em realidade. Em 2021, quando chegamos à prefeitura, Vitória tinha apenas quatro escolas em tempo integral. Neste ano, estamos indo para 41 unidades de ensino nessa modalidade, revolucionando a educação pública e fazendo que os pais e responsáveis tenham tranquilidade para trabalhar, estudar e desenvolver suas atividades enquanto os filhos estão sendo cuidados com muito amor e carinho. Aqui em São Benedito teremos uma unidade padrão", disse.
A secretária Juliana Rohsner falou sobre a oportunidade dada aos estudantes de São Benedito de terem acesso a uma estrutura de qualidade, como em todos os territórios da cidade. "Aqui, quase 280 estudantes serão atendidos. Um sonho que muitos desacreditavam. Foram mais de cinco ordens de serviço, uma espera de quase 40 anos e agora aqui, em São Benedito e neste ano, os estudantes terão a oportunidade de estudar em um prédio com as condições adequadas para que tenham uma escola pública de qualidade", afirmou.
Gustavo Perin contou que a obra está em fase final e, em breve, será entregue aos moradores da região. "Estamos realizando a última concretagem e só com a ajuda da comunidade conseguimos fazer isso. O acesso é muito difícil, mas com a colaboração do São Benedito desde o início, estamos conseguindo concretizar esse sonho dos moradores", destacou.
A nova estrutura
O novo prédio da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes contará com oito salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, entre outros espaços. O investimento foi de R$ 11.023.988,17 e 90% da obra já foram concluídos até então.
As novas instalações vão possibilitar que a modalidade de ensino seja em tempo integral. A escola contará com oito salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, entre outros espaços. A construção aumentará a capacidade de atendimento para aproximadamente 276 estudantes em tempo integral. Atualmente, 189 estudantes são atendidos em um prédio provisório.
O primeiro pavimento, com 840,07m² abriga a secretaria, arquivo, direção, salas diversas, cozinha, refeitório e banheiros. No segundo pavimento, com 812,33m², serão construídas salas de aula, biblioteca, coordenação e banheiros. No terceiro pavimento, além das salas de aula serão construídas a coordenação, mini-auditório/sala de vídeo, banheiros, quadra poliesportiva e vestiários. A quadra de esportes possuirá mais um acesso independente, através de rampa ligada a escadaria existente no bairro.
A acessibilidade está garantida através de rampas entre a calçada e a rua e o pavimento térreo e por elevador nos demais pavimentos. A unidade terá ainda três escadas de acesso, sendo uma central principal e uma em cada extremidade do prédio.