Publicada em 12/04/2019, às 16h34 | Atualizada em 12/04/2019, às 16h51

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira

Encontro reúne 100 patrulheiros mirins no Cajun de Nova Palestina


Divulgação Semas
Encontro de Patrulheiros Mirins
Crianças e adolescentes participaram do I Encontro de Patrulheiros Mirins no Cajun de Nova Palestina
Divulgação Semas
Encontro de Patrulheiros Mirins
Jovens participaram de atividades lúdicas e interativas sobre civismo e cidadania

As ruas de Nova Palestina ganharam um movimento diferente na noite desta quinta-feira (11). Crianças e adolescentes da unidade local do Cajun e da comunidade de São Benedito desfilaram pelo bairro, marchando e recitando bordões. O desfile fez parte da programação do I Encontro de Patrulheiros Mirins, projeto social e educacional desenvolvido há três anos por policiais militares voluntários.

Moradores aplaudiram das janelas e muitos foram para a rua ver de perto, fotografar e aplaudir o pequeno batalhão de patrulheiros. Durante as atividades da noite, crianças a partir de 6 anos de idade até adolescentes de 15 anos demonstraram o mesmo empenho na execução dos exercícios, para orgulho das famílias que assistiram à programação.

"No projeto, a gente aprende muitas coisas que ajudam na escola e em casa. E a gente se diverte muito com os amigos também", disse o porta-bandeira da marcha, Matheus Pires, de 8 anos de idade, participante do Cajun Nova Palestina.

Para Inês Letícia Rodrigues, da turma do bairro São Benedito, os patrulheiros aprendem a valorizar a escola, a família e a vida em comunidade. "Alguns pais relatam que o diálogo com as crianças melhorou, que elas aprenderam a ser mais respeitosas e responsáveis em casa", conta.

Projeto em expansão

Idealizador do projeto, o subtenente Marcilio Suhett do Amaral comandou a programação e falou da importância de iniciativas como essa e do apoio da sociedade. "Há quase quatro anos, era apenas uma ideia e um grupo de policiais pensando como viabilizá-la. Hoje temos 100 crianças e adolescentes aqui realizando atividades saudáveis e compreendendo mais sobre cidadania. Queremos crescer para que mais crianças possam ter essa mesma oportunidade", disse.

Divulgação Semas
Patrulha Mirim
Inês Letícia destacou que os patrulheiros aprendem a valorizar a escola, a família e a vida em comunidade
Divulgação Semas
Patrulha Mirim
"Temos 100 crianças e adolescentes aqui realizando atividades saudáveis e compreendendo mais sobre cidadania", disse o subtenente Marcilio Suhett

Para a coordenadora do Serviço de Convivência para Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Anacyrema Silveira, o projeto promove atividades lúdicas e interativas que envolvem temáticas como respeito, convivência social e educação ambiental.

"Essas temáticas são tratadas permanentemente nas 14 unidades de Cajuns de Vitória. E as crianças ficam empolgadas quando visitam lugares, como o Batalhão e o Corpo de Bombeiros. Elas interagem com profissionais, que despertam a curiosidade e o interesse delas", explicou.

Homenagem

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro, foi homenageado pelas crianças. Elas produziram cartazes de agradecimento pelo projeto, mas também pediram para aumentar o número de turmas e de participantes.

"Quem dera todas as crianças do Brasil pudessem estar conosco, entendendo as responsabilidades e os desafios dessa farda. Meu desejo é que o projeto também cresça, para que toda a sociedade possa ouvir esse grito de guerra de vocês", disse o comandante. E as crianças responderam em coro: "Força, honra e determinação. Vamos transformar o futuro da nação".

Parcerias

A Patrulha Mirim é desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Rotary Clube Praia do Canto.

O objetivo do projeto, criado em 2017, é reforçar de valores e vínculos sociais, familiares e esportivos e com a cultura de paz. Crianças e adolescentes participam de atividades lúdicas e interativas sobre civismo e cidadania, educação ambiental, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de ações ligadas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Divulgação Semas
Encontro de Patrulheiros Mirins
Divulgação Semas
Encontro de Patrulheiros Mirins
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)