Publicada em 03/06/2020, às 17h07 | Atualizada em 15/06/2020, às 14h06

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Junho Violeta: campanha traz conscientização sobre violência contra pessoa idosa


Imagem divulgação
Dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa
Campanha estimula os cidadãos a colocar um pano roxo nas janelas dos imóveis para marcar o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (ampliar)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), lançou a campanha "Janela pela Vida das Pessoas Idosas".

A ação também tem a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), dentro do mês "Junho Violeta".

"O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Destaco que o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. Bem como a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar", disse a presidente do Comid, Germania Maria Freire de Menezes.

Também foi criado um vídeo alusivo à data. Assista abaixo:

 

 

 

 

 

Lives

"Neste mês de junho, nas lives dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, constituídos pelos CCTIs, Nispis e grupos, nossos educadores sociais estão usando máscaras e laços roxos alusivos à temática e mencionando sobre o dia 15 de junho. Nesse dia, pedimos que todas as pessoas coloquem um pano roxo ou branco em suas janelas como simbologia contra toda e qualquer forma de violação de direitos. Também faremos dois vídeos alusivos à data", afirmou a coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, Penha Norbim.

Proteção

"A Semas, através dos Creas, faz o acompanhamento de pessoas idosas que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, econômica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência e autonegligência. Não devemos nos calar. Temos sim que denunciar, não é só um ato de amor e cuidado, como também de proteção aos direitos desses idosos", explicou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.

Prevenção

"O Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) deliberou por articular uma parte das atividades da programação com os equipamentos da juventude, considerando que o grande índice de violência contra a pessoa idosa acontece dentro do ambiente familiar, provocada por jovens. O CMDH quer prevenir a violação contra a pessoa idosa, uma vez que ela é a maior violadora desse público", afirmou o presidente do CMDH, Fabiano Augusto Ferreira Soares.

Dados

No período de 1º de janeiro a 29 de maio de 2020, foram registrados 338 casos. As principais violações presentes entre os idosos acompanhados registradas pelo Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead) de Vitória são:

  • Negligência ou abandono por familiares ou pelos responsáveis: 100 casos
  • Violência patrimonial/financeira: 68 casos
  • Agressão verbal e ameaça: 54 casos
  • Ambiente familiar violento/Conflito familiar: 47 casos
  • Recusa de auxílio, refúgio ou orientação: 25 casos
  • Espancamento/agressão física: 12 casos
  • Omissão no cuidado com alimentação e higiene: 12 casos
  • Agressão à autoestima: 10 casos
  • Convívio com dependentes de substâncias entorpecentes: 10 casos

Fonte: SigafWeb
Importante destacar que um mesmo idoso pode ter sofrido mais de uma violação.

Canais de denúncia

Fala Vitória 156
Direitos Humanos (Disque 100)

Junho Violeta
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Quinta (4)
9h – Live interativa promovida pelo SCFV – Atividade física (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

Sexta (5)
14h – Live Musical promovida pelo SCFV (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

Terça (9)
9h – Live interativa promovida pelo SCFV – Atividade física (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

Quarta (10)
9h – Live interativa promovida pelo SCFV – Atividade física (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

15h – Centro de Referência da Juventude Itinerante
Lançamento do vídeo Campanha #eumeimporto: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa Responsável: Frederico Farias (Divulgação grupos de Whatsapp e Instagram @odomodevitoria)

Segunda (15)
8h – Campanha Janela pela Vida das Pessoas Idosas: Coloque um pano roxo ou branco na janela contra a violência (Divulgação site da Prefeitura de Vitória e grupos de Whatsapp)

8h30 - Vídeo institucional do Comid alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (em link a ser publicado no site da Prefeitura de Vitória)

13h – Vídeo “Mesmo de máscara, não se cale” – Produção SCFV (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

15h - Vídeo “Violência contra a pessoa idosa é crime. Não se cale!” - Produção SEAD/CREAS (Divulgação grupos de Whatsapp)

17h – Casa da Juventude
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”
Convidada: Fabíola Calazans – Coordenadora Geral dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS
Mediadora: Elionice Fagundes (Instagram @odomodevitoria)

18h – Núcleo Afro Odomodê
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar”
Convidado: Representante da OAB-ES
Mediador: Ludovico Muniz (Instagram @odomodevitoria).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)