Publicada em 12/02/2024, às 10h15 | Atualizada em 12/02/2024, às 17h43

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Mais de 300 mil pessoas curtiram Carnaval no Centro no final de semana


Marcos Salles
Circuito da Folia
Marcos Salles
Circuito da Folia

Um domingo de Carnaval histórico em Vitória! Mais de 200 mil pessoas curtiram os blocos e o Circuito da Folia no Centro ontem (11).

Ainda de manhã, a multidão tomou conta da Avenida Beira-Mar para curtir o tradicional bloco Regional da Nair. Os foliões participaram do cortejo da folia, fantasiadas, em grupos de amigos, em família ou sozinhos e percorreram o trajeto da Praça Pio XXII até a Praça Getúlio Vargas, embaladas por marchinhas de Carnaval, pagode e axé.

A programação do Carnaval começou no sábado (10), com os blocos Subúrbio e Afro Kizomba, que reuniram 100 mil pessoas.

Neste domingo (11), o bloco Regional da Nair arrastou 120 mil foliões. A puxada do Circuito da Folia, ampliou o público do Carnaval de Vitória, que fechou a festa ao som de André Lelis e Banda Movimento. Somando toda a a programação do dia, mais de 200 mil pessoas curtiram a folia.

No final de semana, foram quase 300 mil pessoas em uma verdadeira onda de alegria e diversão.

Marcos Salles
Circuito da Folia
Marcos Salles
Circuito da folia

A nutricionista Mariana Corteletti levou a filha pra curtir o Regionalzinho, no último sábado, e aprovou: "Está muito legal, está muito positivo, está alegre, as crianças estão superanimadas. É a primeira vez que ela está vindo, ela está gostando muito. As crianças estão todas bem harmoniosas aqui, além de ser evento organizado e seguro"..

Ambulantes

Pondo em prática os aprendizados do curso "Atendimento e Boas Práticas de Higiene" os comerciantes Anderson de Couto, Poliana Artuza e Lucas Teles estão aproveitando o carnaval para fazer uma renda extra. "Uma das coisas que a gente aprendeu neste curso é que com o bom tratamento e um sorriso a gente muda o mundo ou o dia de alguém. E no meu primeiro ano comercializando meu produtos nas ruas eu pude sentir isso, pessoal está bem receptivo. A expectativa é conseguir fazer uma "graninha" extra boa, vai ser de grande ajuda", disse Lucas Teles.

Valceni Vergílio, que atuou como ambulante durante o bloco Afrokizomba, falou da importância de garantir uma renda extra. "É um sucesso receber nossos turistas de fora, temos também os nossos conterrâneos que moram aqui no Centro de Vitória e em todas regiçoes. A gente sabe que vai ser uma proporção de renda, um fluxo de renda muito grande para a gente. É uma satisfação estar aqui neste evento. As vendas estão excelentes, muito boas".

Bebedouros

Seis bebedouros, contendo quatro torneiras cada, foram instalados na Praça Getúlio Vargas, próximo ao ponto de táxi, garantindo o fornecimento de água filtrada para hidratação dos foliões.

Bloco da limpeza

Logo após a passagem dos blocos pelo Centro, o bloco dá limite à, da Central de Serviços, entra em écran com 150 servidores, realizando serviço de varrição, esvaziamento de papeleiras e contentores, catação de resíduos, lavagem dos banheiros e lavagem de ruas e calçadas para deixar a cidade pronta para mais um dia de Carnaval.

Segurança

A segurança durante os desfiles dos blocos também foi planejada. No Centro de Vitória, um Posto de Comando Integrado estará montado na Praça Costa Pereira para abrigar equipamentos de monitoramento de câmeras e operadores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), centralizando as tomadas de decisões das corporações da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. O local também contará com equipes de fiscalização e vai servir de base de apoio para equipes atuantes.

Além disso, a tecnologia é um trunfo que amplia a capacidade de atuação da Guarda. A cidade é monitorada por 841 câmeras, sendo 61 na região do Centro, onde irá circular a maior parte dos blocos, e mais 49 no Sambão do Povo, onde haverá shows após o encerramento dos blocos.

E hoje tem mais festa! Confira a programação:

Carnavalzinho de Vitória:

Segunda-feira (12/02) 09 às 12h - Passarim Onde: Praça Nilze Mendes - Jardim Camburi.

09 às 12h - Ratimbum Onde: Praça do Hi-fi - Maria Ortiz.

16 às 19h - Cabeluxo Onde: Praça Estela Coimbra - Santo Antônio. Terça-feira (13/02)

09 às 12h - Passarim Onde: Rua Professor Lélis (Praça Mário Aristídes Freire) - Jucutuquara.

09 às 12h - Ratimbum Onde: Rua Tiradentes (próximo ao supermercado Ovelha) - Nova Palestina.

Carnaval de rua e Circuito da Folia:

Segunda (12/02) Blocos nas ruas 10h às 14h - Bloco Voador (Praça Oito - Praça Getúlio Vargas).

14h às 19h - Bloco Coisa de Negres (Praça Getúlio Vargas - Praça Oito).

Puxada do Circuito 19h - Andrea Nery (Praça Oito - Sambão).

Sambão do Povo 20h - Pele Morena 22h - Regional da Nair

Marcos Salles
Circuito da Folia
Marcos Salles
Circuito da Folia
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)