Publicada em 10/07/2021, às 13h37

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Remadores de todo o Brasil agitam a Ilha de Vitória neste sábado


André Sobral
Volta da Ilha 30 km
Embarcações largaram para remar 30km ao redor da Ilha de Vitória
André Sobral
Volta da Ilha 30 km
Remador carioca Fabiano Affonso deu exemplo de superação e amor ao esporte no evento (ampliar)

Um mar de embarcações movidas a remo agitou a baía de Vitória na manhã desta sábado (10), quando foi realizada a Volta à Ilha de Vitória 30k, com largada da Praça do Papa. Foram nada menos do que 30km de remada ao redor da capital.

O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Vitória, teve a participação de 550 atletas de várias partes do País e 142 embarcações. Em um esporte que exige muito esforço físico, o remador carioca Fabiano Affonso, de 44 anos, demostrou muita superação. Com deficiências visual e auditiva, após levar um tiro na cabeça, ele foi um grande exemplo de amor ao esporte.

"É uma superação mesmo. Até meu slogan é: 'supere seus limites com anelo (desejo intenso)'. Comecei a remar em 1998, em Angra dos Reis (RJ), até mais ou menos 2008. Em 2012, eu sofri o acidente, voltando a remar muito lentamente em 2014. Em 2016, comecei a treinar mais forte e, há um ano e meio, remo na modalidade individual".

Histórico

O organizador e criador da Volta à Ilha de Vitória, Carlo de Castiglioni, era só alegria. "Esta é a quinta Volta à Ilha de Vitória. É a maior largada de canoa havaiana da história do Brasil, com 142 embarcações. O evento tem o objetivo de propagar saúde e consciência ambiental. E Vitória tem as condições favoráveis para a prática de esportes náuticos. Somos uma ilha e temos que usar mais o mar, e esse esporte está aqui para fomentar isso. Temos, ainda, os principais atletas do Brasil, somos destaque no cenário nacional e internacional. Eu sou atleta da seleção brasileira e já corri vários mundiais. É isso que a gente quer para exemplos de espírito de campeão, de saúde e disciplina que o esporte proporciona".

Retomada

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da retomada da programação esportiva na cidade. "Isso estava há muito tempo paralisado. Hoje, recebemos um evento nacional e importante, com representantes de quase todos os estados da Federação, como Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, enfim, o Brasil está aqui. Certamente, é um marco para a cidade, que representa saúde, vida e retomada do fluxo esportivo, e eu tenho certeza absoluta de que teremos total êxito. Além disso, são pessoas de várias partes do Brasil acompanhando na transmissão ao vivo. Dessa forma, seguimos na construção de uma cidade com mais paz, igualdade, saúde e esporte". 

André Sobral
Volta da Ilha 30 km
Carlo de Castiglioni, que é organizador do evento, e prefeito Lorenzo Pazolini destacaram a importância da retomada do cenário esportivo na capital (ampliar)
André Sobral
Volta da Ilha 30 km
Volta à Ilha de Vitória 30k contou com a participação de 550 atletas de todo o País (ampliar)
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)