Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Caminhada de pessoas idosas transforma o Circuito Verde de Jaburu em cenário de convivência

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu.
Foto Divulgação
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu.

"Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde nasci". O ritmo da música cantada pelos Mcs Cidinho e Doca poderia ter servido de inspiração e animação para a atividade promovida pelo Centro de Convivência (CC) de Jaburu para as pessoas idosas que participam das ações naquele espaço e também para o grupo do CC Bela Vista. Na manhã desta quarta-feira (4), os participantes saíram para percorrer o Circuito Verde de Jaburu, que passa por áreas arborizadas e pontos tradicionais do bairro.

Muitas das idosas, mesmo sendo moradoras antigas da região, não costumavam caminhar pelas escadarias e ruelas locais. Uma delas era Creuza Maria Matos, que reside ali há mais de 35 anos, e expressou orgulho ao subir os degraus e apresentar a comunidade aos visitantes.

Creuza fez questão de mostrar o mural da nascente, um dos pontos de parada do circuito, e relembrou a história de transformação daquele espaço, que antes sofria com o descarte irregular de resíduos. Ela afirmou que muitas pessoas criticam o local, mas que a realidade da comunidade é maravilhosa e cercada por natureza.

Cezira Fardini Neto, de 65 anos, relembrou a época em que chegou ao bairro, quando tinha apenas 17 anos e era recém-casada. De forma bem-humorada, ela mencionou que o marido adquiriu um terreno rochoso e juntos construíram a casa da família. Cezira conta que os cinco filhos nasceram, cresceram e se desenvolveram na comunidade. Ela comentou que a região abriga grandes talentos, profissionais dedicados e pessoas muito inteligentes, destacando a existência de moradores potentes que se estabeleceram e construíram trajetórias de sucesso no Jaburu.

Sobre a oportunidade de caminhar pela localidade, Cezira disse que passa a maior parte do tempo dentro de casa junto com seus animais de estimação e que o passeio foi uma chance de circular pelo território. Ela contou que suas saídas acontecem principalmente para o Centro de Convivência, onde gosta de estar porque aprende constantemente e convive com outras pessoas.

Para as idosas Tereza Machado, de 62 anos, e Ivanete Maria Martins Ribeiro, de 77 anos, moradoras do bairro Bela Vista, a oportunidade de conhecer o circuito verde e a história de Jaburu se transformou em um momento de lazer e descobertas.

Tereza destacou que o ponto marcante foi compreender como a união dos moradores transformou o espaço geográfico em habitações, dando origem ao bairro. Ela avaliou que a trajetória de Jaburu tem suas particularidades e que a mobilização coletiva das famílias se consolidou como o aspecto mais importante da experiência.

Segundo o coordenador do Centro de Convivência Jaburu, Carlos Lourenço, a parceria com os agentes do Circuito Verde foi mais uma oportunidade de fortalecimento de vínculos e ampliação do sentimento de pertencimento comunitário.

Para a gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, todas as ações dos serviços de convivência são planejadas visando assegurar o acesso ao lazer e à convivência comunitária, promovendo de forma prática a proteção social e o envelhecimento ativo na comunidade.

A secretária de Assistência Social, Carla Scardua, ressaltou que essas iniciativas reforçam o papel do município na garantia de direitos fundamentais para a população idosa. "A Assistência Social atua firmemente na garantia de direitos e no desenvolvimento de políticas públicas que protegem a população idosa, reconhecer as histórias de construção e desenvolvimento das comunidades se misturam com as histórias das usuários dos serviços da Assistência Social e isso traz identificação e reconhecimento", concluiu.

Foto Divulgação
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu.
Foto Divulgação
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu
Idosos passeiam pelo Circuito Verde de Jaburu.