Publicada em 02/06/2014, às 15h26 | Atualizada em 09/06/2014, às 10h23
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Plano Municipal de Juventude está aberto para consulta pública até sexta-feira
Os moradores de Vitória já podem dar a sua contribuição para a elaboração do Plano Municipal de Juventude (PMJ), que desde 2012 vem sendo elaborado pelo poder público, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude (Comjuv) e a sociedade civil.
É que a Prefeitura de Vitória reabriu o documento para consulta pública e vai receber contribuições até esta sexta (13). Além de promover a atualização do plano às novas legislações vigentes, a consulta pública tem como objetivo ser mais uma oportunidade de reunir propostas de todos os munícipes da capital, em especial da população jovem e dos coletivos juvenis.
As contribuições devem ser enviadas para o e-mail prmanso@vitoria.es.gov.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3382-6662 ou 3314-5343.
Dessa maneira, a consolidação do documento será um marco histórico para a juventude. Atualmente, o Plano conta com propostas distribuídas em cinco eixos: Desenvolvimento Integral, Direito ao Território, Direito à Experimentação e Qualidade de Vida, Direito à Diversidade e Vida Segura e Participação, seguindo os eixos debatidos nas Conferências de Juventude.
Análise
Todas as propostas serão levadas para análise e manifestação do Conselho Municipal de Juventude. A expectativa é que o Plano seja entregue à Câmara Municipal de Vereadores na abertura da Semana Municipal de Juventude, que acontecerá entre os dias 18 e 26 de julho.
Pacto pela Juventude
A aprovação do Estatuto da Juventude, regulamentado pela lei federal nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, também é fruto de intensa mobilização e luta dos jovens pela inclusão de suas demandas e pautas.