Publicada em 26/03/2019, às 15h57

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi

Conferência de Saúde debate o SUS e apresenta experiências de sucesso na capital


Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Conferência Municipal de Saúde aborda serviços municipais de saúde e discute propostas para a formulação das políticas públicas do setor
Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Moradores, profissionais e trabalhadores de saúde discutem ações para melhorar o SUS no auditório do Teatro Universitário

Com o tema "Democracia e Saúde", teve início nesta terça-feira (26) a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pelo Conselho Municipal de Saúde, continua nesta quarta-feira (27), das 8h30 às 13 horas.

O objetivo é incentivar moradores, profissionais e trabalhadores de saúde a discutir os serviços municipais de saúde e construir propostas para a formulação das políticas públicas do setor, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os delegados para a Conferência Estadual de Saúde também serão definidos durante a etapa municipal.

A abertura do evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde em exercício, Regina Célia Diniz Werner, da subsecretária de Apoio Estratégico, Maria José Foeger, do secretário executivo da Semus, Cleber Miranda, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sidney Parreiras de Oliveira, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros, da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Maruza Carlesso, entre outras autoridades.

De acordo com Sidney Oliveira, a conferência é um momento de reflexão para a consolidação do SUS. "Garantir direito à saúde de todos é cidadania, e aqui vamos defender a saúde pública", afirmou.

"Estamos todos reunidos aqui com o propósito da defesa da saúde, do SUS e da democracia. E a soma de todos os nossos ideais faz com que a saúde de Vitória fique mais forte", apontou Regina Célia Diniz Werner.

Palestra

Também foram realizadas a palestra "Saúde como Direito e Consolidação do SUS", com o médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, que é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a entrega de propostas.

"Apesar da dificuldade política, de financiamento e de implementação, o SUS ampliou o acesso ao cuidado em saúde para todos os brasileiros", ressaltou Gastão Wagner.

Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Mesa de abertura da Conferência Municipal de Saúde aconteceu na manhã desta terça (26). Evento segue nesta quarta (27)
Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos proferiu a palestra "Saúde como Direito e Consolidação do SUS"

Mostra

A mostra de saúde "SUS em Movimento" está no saguão do Teatro Universitário, onde estão expostas experiências exitosas em saúde pública que foram selecionadas pela Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória) em conjunto com a Comissão Organizadora da Conferência de Saúde.

Fazem parte da mostra:

  • Uso de PIC’s no Tratamento do Tabagismo
  • Caminhos para a Institucionalização das Práticas Integrativas e Complementares no SUS em Vitória
  • Projeto Jardim da Saúde
  • Direto ao Ponto: Uma Estratégia de Promoção a Saúde do Adolescente
  • Perfil de Saúde dos Trabalhadores de uma Unidade de Saúde do Município de Vitória.

A mostra tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências e atualização de temas relevantes para o desenvolvimento de boas práticas de saúde na rede municipal de atenção. A exposição segue até o final da conferência, nesta quarta-feira (27).

Conferência Nacional

A 16ª Conferência Nacional de Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e será realizada em Brasília, de 4 a 7 de agosto deste ano. O evento pretende traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no País, tendo como tema central “Democracia e Saúde” e como eixos temáticos: "Saúde como direito", "Consolidação dos princípios do SUS" e "Financiamento do SUS".

Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Trabalhos de sucesso na rede municipal de saúde integram a mostra de saúde "SUS em Movimento"
Carlos Antolini
16ª Conferência Nacional de Saúde Democracia e Saúde
Objetivo da mostra é promover o compartilhamento de experiências e atualização de temas relevantes para o desenvolvimento de boas práticas de saúde
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)