Publicada em 29/06/2017, às 12h47 | Atualizada em 29/06/2017, às 16h17
Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM
Agendamento on-line de consultas chega à Unidade de Saúde de Bairro República

A Unidade de Saúde de Bairro República é a terceira da rede municipal de Saúde a utilizar o sistema de agendamento on-line de consultas, lançado no final do mês passado. A partir deste domingo (02), moradores locais e dos bairros Morada de Camburi, Boa Vista, Mata da Praia e Goiabeiras poderão agendar consultar de casa com médicos clínicos, pediatras e ginecologistas.
O lançamento do serviço na unidade será realizado em solenidade neste sábado, às 9 horas, com diversas atividades, atrações e serviços como alongamento com ioga, apresentação musical, distribuição de mudas de ervas medicinais, aferição de pressão e glicose, abordagem da equipe de tabagismo com exibição da boneca Altina, orientações de saúde bucal e sobre infecções sexualmente transmissíveis com realização de teste rápido.
Para agendar a consulta, o morador poderá acessar sistema de agendamento, por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitoria Online. O sistema funcionará diariamente, das 7 às 22 horas, ofertando novas vagas.
Atendimentos
A unidade de Saúde do Bairro República tem 11.700 usuários cadastrados. Só no ano passado foram realizados 109.365 atendimentos. Desses 21.580 foram consultas em geral (médicas, com psicólogos, dentistas, de enfermagem e assistência social).
Neste ano, de janeiro até esta quarta-feira (28), foram realizados 47.229 atendimentos com 9.677 consultas. Mas o número de faltas ainda é grande, quase 25% (2.246). Realidade que a diretora da US de Bairro República, Juliana Conceição Fagundes, espera mudar.
“O agendamento on-line é uma ferramenta que vem agregar conforto ao usuário, que terá a facilidade de poder agendar, confirmar ou desmarcar a consulta de casa ou do trabalho. Isso é importante, porque qualifica o atendimento. Boa parte dos nossos usuários são adultos jovens, na faixa produtiva e que agora não vão precisar se deslocar até o serviço de saúde, sem necessidade”, disse ela.
A secretária da Saúde, Cátia Lisboa, lembra que o município tem trabalhado com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana.
E reforçou: “O agendamento on-line veio para agregar qualidade e conforto ao atendimento, mas quem não souber utilizar a ferramenta poderá ir até a unidade, onde haverá uma equipe de retaguarda para acolher, orientar e ajudar esses usuários”.
Pelo sistema de agendamento on-line serão ofertadas, em média, 1.100 consultas na US de Bairro República.
Papo da Cidade
Uma equipe do Papo da Cidade está visitando moradores e comerciantes de Bairro República para informar sobre o agendamento e convidar a população para o evento de lançamento do agendamento de consultas médicas onlines na região.