Publicada em 07/04/2021, às 13h55

Por Brunella França, com edição de Fernanda Sant'Anna

Autismo é tema de curso para profissionais da Educação em Vitória


Jansen Lube/PMV
Entrega simbólica das emendas parlamentares a AMAES
Em Abril comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) oportunizará curso sobre o tema. (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Entrega simbólica das emendas parlamentares a AMAES
Prefeito Lorenzo Pazolini na entrega dos materiais da Amaes. (ampliar)

A rede municipal de ensino de Vitória tem hoje 536 estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). Por isso, ainda neste mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) iniciará o curso “Esse Um: Clube do Livro”, que oportunizará estudos sobre o autismo. O evento, que vai envolver 150 profissionais da Educação, será realizado de maneira totalmente virtual. Haverá rodas de leitura de obras literárias que abordam o tema.

Esta é a sexta edição do curso “Esse Um: Clube do Livro”, que é ofertado anualmente pela Coordenação de Educação Especial de Vitória, em parceria com o Núcleo de Referência Pipa (e rabiola), aos professores, pedagogos, coordenadores, diretores, técnicos da Seme e outros profissionais que atuam na rede de ensino da capital, que tem como princípio a perspectiva de uma educação inclusiva.

“Esse curso é ofertado há seis anos na rede de Vitória e proporciona, aos profissionais da educação, diálogo com a psicanalista Bartyra Ribeiro por meio das histórias dos livros, autobiografias de pessoas com autismo e as suas vivências com os estudantes que atendem nas EMEFs e CMEIs da rede”, destaca a coordenadora de Educação Especial da Seme, Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

São 60 vagas para profissionais que ainda não participaram de nenhuma edição anterior do curso. Quem tiver a inscrição confirmada, deverá buscar os livros na Seme/Coordenação de Educação Especial, com distribuição gratuita, entre os dias 08, 09, 12 e 13 de abril.

Curso para iniciantes

Os encontros serão online mediados pela equipe de Educação Especial da SEME e pela psicanalista Bartyra Ribeiro de Castro, coordenadora do Núcleo de Referência.

Este ano, teremos duas turmas do curso. A primeira turma será com profissionais que ainda não participaram das edições anteriores, tendo como fonte de estudo as obras “Quem é meu aluno...?” e “Diários de Bordo: autismo, educação e psicanálise em interfaces”, que tratam do tema “autismo”, e foram produzidas pelos próprios profissionais da Educação que participaram do curso “Esse Um: Clube do Livro”, desde 2017 até 2020, e atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Novidade

A segunda turma do curso será destinada aos profissionais que já participaram da formação em outra ocasião e terão a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre o autismo.

“Brilhante” e “Palmas para Antônio”, serão as autobiografias estudadas, que apontam o olhar aos primeiros sinais no comportamento até o diagnóstico e o percurso feito pelas famílias para descoberta dos diferentes tratamentos.

Tais conhecimentos colaboram para práticas pedagógicas inclusivas desde a chegada da criança /estudante na Unidade de Ensino, perpassando pela ação do diálogo com a família, planejamento, a ação educativa no âmbito escolar e, logo, uma educação que ser quer inclusiva.

Inscrições

A inscrição aberta, no momento, é para o curso de iniciantes. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)