Publicada em 26/03/2020, às 08h09

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: atividades educacionais para alunos durante suspensão das aulas


Divulgação Seme
Atividades na suspensão das aulas
Aluna do Cmei Darcy Vargas desenvolve atividade em casa durante a suspensão das aulas

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), tem trabalhado na elaboração e na organização de atividades educativas para serem disponibilizadas, em breve, aos estudantes e suas famílias.

Profissionais da rede de ensino municipal têm compartilhado via aplicativos suas experiências de conexão com os estudantes e suas famílias a partir de atividades educativas que podem ser realizadas em casa.

"Essa iniciativa tem surtido bastante efeito, os pais têm nos dado um feedback positivo, com as famílias se envolvendo nas atividades", revela Keila Madeira, diretora do Cmei Professora Cida Barreto, em Jardim da Penha.

Ela destaca também a importância de, quando possível, propor as atividades com as crianças e adolescentes em horários similares aos da escola. "Isso remete um pouco à rotina da escola e ajuda a promover, de uma maneira indireta, esse vínculo que é tão importante".

No Cmei Carlos Alberto Martinelli de Souza, no bairro Gurigica, a diretora da unidade, Elisamara Trindade, e toda a equipe escolar também estão envolvidas para propor trabalhos pedagógicos aos pequenos estudantes, inclusive, atividades em Libras. A unidade é referência no atendimento a estudantes surdos.

Iniciativa semelhante da equipe escolar do Cmei Yolanda Lucas da Silva, no bairro Inhanguetá. As profissionais mantêm contato direto com as famílias, propondo trabalhos que envolvem e encantam os pequenos estudantes.

Ensino Fundamental

As iniciativas também estão presentes no Ensino Fundamental. As Emefs também têm mantido a relação de vínculo com os estudantes e famílias, propondo atividades pedagógicas e mantendo o diálogo entre a comunidade escolar.

A Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha e a Emef em Tempo Integral Eunice Pereira, em Tabuazeiro, são algumas delas, assim como a Emef Professor Admardo Serafim e suas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Alternativas

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar, o intuito é propor uma alternativa de apoio à aprendizagem que favoreça e também estimule o vínculo dos estudantes com o conhecimento, com o estudo e com a pesquisa, ainda que estejam fisicamente distantes da escola durante a pandemia do coronavírus.

"Reconhecemos a diversidade da realidade social e familiar das diferentes comunidades da nossa cidade, portanto estamos buscando estratégias variadas que possam ampliar as oportunidades de estudo e acesso ao conhecimento para o maior número possível de estudantes da rede de ensino de Vitória", explica Janine.

Qualidade social

A respeito dos aspectos legais que envolvem a oferta do atendimento educacional público, a Seme está em contato permanente com o Ministério Público, seguindo também todas as orientações das legislações educacionais. O objetivo principal é a garantia do direito à educação com qualidade social.

"Reiteramos nosso compromisso com a proteção da saúde e da vida de nossos estudantes, resguardando o princípio de assegurar uma educação pública com efetiva aprendizagem, portanto, num primeiro momento, as atividades que serão propostas têm caráter complementar ao processo educacional, não substituindo as aulas escolares", afirma a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)