A tarde desta quarta-feira (24) foi diferenciada para um grupo de cuidadoras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Maruípe, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A equipe do Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar – SEAD realizou, em parceria com a rede de suporte informal e voluntária Cris Brígido - consultora de beleza e personal makeup; e o cabeleireiro KaKá, da Escola de Salão -Studio Kaka, o “Dia de Beleza”.
As atividades dos grupos buscam ofertar aos cuidadores atividades e práticas que visam o cuidado de si. São orientações de alongamentos, relaxamentos, técnicas de respiração e dinâmicas que problematizam a questão.
Nesta ação, as cuidadoras receberam cuidados como massagem, escalda pés, corte de cabelos e dicas de como cuidar da pele. A atividade foi realizada no CREAS de Maruípe, com participação de aproximadamente 10 mulheres.
A ideia surgiu a partir da identificação da necessidade de estimular as cuidadoras a cuidarem de si mesmas. Elas, que dispõe de tempo e carinho para atender às pessoas com deficiência; aos idosos em situação de violação de direitos e com algum grau de dependência; e aos familiares e cuidadores que os acompanham, vão receber atenção especial, como forma de reconhecimento.
“Os cuidadores têm um papel fundamental junto ao SEAD, junto às pessoas com deficiência, e idosos que estejam em situação de violação ou que apresentem algum tipo de dificuldade de mobilidade, e para as suas famílias também. Em Vitória nós atendemos aproximadamente 300 pessoas e esse evento vem justamente para valorizá-los. É preciso valorizar quem cuida, e esse é o intuito da ação”, afirma a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintia Schulz.
SEAD
O Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar - SEAD é ofertado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, esse serviço visa proporcionar atendimento especializado à pessoa com deficiência e idosos em situação de violação de direitos e com algum grau de dependência. O atendimento se estende aos familiares e cuidadores do público atendido.